O que é a atmosfera?

No primeiro post da Meteorópole, falarei sobre a atmosfera, que é o objeto de estudo da meteorologia.

Afinal, o que é a atmosfera?

A atmosfera é uma fina camada de gases que envolvem o Planeta Terra. Esses gases são essenciais para manter a vida em nosso planeta.

NASA/JPL/UCSD/JSC

NASA/JPL/UCSD/JSC

Na imagem acima,que corresponde a Terra vista do espaço, a atmosfera corresponde a uma fina camada azul brilhante, assim vista devido a dispersão da luz solar sobre a atmosfera.

A atmosfera é uma camada muito fina, com relação ao raio de nosso planeta.  Sabemos que a Terra não é perfeitamente esférica, mas para a maior parte das aplicações, admite-se que ela seja esférica, para facilitar a compreensão. Sendo assim, a Terra possui um raio de aproximadamente 6371km, enquanto a troposfera, a camada mais importante da atmosfera, possui cerca de 15km de altura. Vamos imaginar que a Terra possua o tamanho de uma laranja. A troposfera seria mais fina que a sua casca!

A troposfera é uma das camadas da atmosfera  Os cientistas subdividem a atmosfera em camadas, para estudá-la melhor. Dessas camadas, a mais importante para a meteorologia é a troposfera, pois é nela que ocorrem os fenômenos meteorológicos (furacões, frentes frias, massas de ar, ciclones, etc).

Adaptado para o português de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition

Adaptado de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition

Além disso, mais de 90% da massa (quantidade total dos gases que a compõe) da atmosfera está localizada na troposfera. Provavelmente, você já ouviu falar sobre pessoas que sofrem com o efeito do ar rarefeito. Como por exemplo, os alpinistas. Ao subirem até o topo das montanhas (ou seja, maiores altitudes), eles sofrem com os efeitos da baixa concentração dos gases que compõe a atmosfera, sendo o principal e mais vital deles o oxigênio.

 

O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, com cerca de 8800m de altura.

A atmosfera é uma mistura de gases. Além do oxigênio, quais são os outros gases que compõe nossa atmosfera?

Essa imagem complementa-se com a próxima

A atmosfera é composta majoritariamente pelo gás nitrogênio (N2) e pelo gás oxigênio (O2). Há também uma ínfima concentração de gás argônio (Ar). Outros gases também compõe a atmosfera. São chamados de gases traços, e correspondem a menos de 1% do total da atmosfera:

Outros gases que compõe a atmosfera, mas em quantidades muito pequenas, inferiores a 1%.

Nos gases traços, damos destaque ao gás carbônico (CO2) e ao gás metano (CH4), pois são gases diretamente associados às mudanças climáticas. Temos também outros gases traço em quantidades muito pequenas tais como hélio (He), hidrogênio (H2), neônio (Ne) e criptônio (Kr).

Talvez alguém tenha notado que um importante componente da atmosfera ainda não foi citado em nenhum momento. Trata-se do vapor d’água, gás importantíssimo pois está diretamente relacionado com a formação de nuvens e com a ocorrência de chuva e neve. Este gás é tão importante, que dedicaremos o próximo post inteiramente a ele.

 

Bibliografia:

– AHRENS, Donald C.: Meteorology today: an introduction to weather, climate, and the environment. Cengage Learning, 2007

Atmosphere of Earth, Wikipedia.