Experiência 2: Seja um observador de nuvens!

Essa experiência tem dois objetivos principais:

– Aprender que a atmosfera é um laboratório a céu aberto, com curiosidades e novidades diárias.

– Aprender um pouco sobre o método científico. Em qualquer trabalho científico, a observação criteriosa e boas anotações são fundamentais e é isso que vamos fazer nessa atividade.

Clicando aqui, você poderá baixar uma folha de observação de nuvens. Você pode imprimir essa folha para fazer suas anotações ou pode usar um caderno antigo ou folhas que já tem em casa.

A idéia é que todos os dias você faça pelo menos uma observação das nuvens. Vá até seu quintal, quadras da escola, áreas livres do seu prédio… qualquer lugar em que seja possível ter uma boa visão do céu. Anote as nuvens que você está vendo. Coloque a data e o horário de sua observação.

Claro que das primeiras vezes pode ser difícil, pois você talvez não esteja familiarizado com os nomes das nuvens. Quando tiver dúvidas:

– Consulte o post sobre nomes das nuvens;

– Baixe em seu computador esse arquivo em pdf. É um pequeno resumo sobre os principais tipos de nuvens. Consulte-o em caso de dúvidas.

– Há também este diagrama da NOAA em pdf que pode ajudar muito em sua tarefa.

– A imagem abaixo pode servir de guia também:

Nuvens em diferentes alturas. Adaptado de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition

Se tiver uma câmera ou um celular com câmera, fotografe a nuvem. Se você gostar de sua foto, mande para nosso site e a mostraremos aqui =)

Bibliografia

Cambell’s Clouds Wikispaces.

Web Weather for kids.

Window2Universe.