Fatos sobre o tempo!



Abaixo algumas curiosidades sobre meteorologia, que encontrei no site da WMO (World Meteorological Organization ou Organização Meteorológica Mundial).

  • 2000 a 2009 foi a década mais quente desde 1850 (considerando valores médios para todo o mundo). O ano mais quente foi 2007.
  • Em 1783, Horace Benedict de Saussure , de Geneva, na Suiça, construiu o primeiro higrômetro (um instrumento usado para medir a umidade relativa), usando cabelo humano para medir a umidade do ar. Higrômetros que utilizam fios de cabelo humano são utilizados até hoje.
Higrógrafo (higrômetro que faz o registro em um gráfico, por isso chama-se higrógrafo) da marca Fuess. Foto: manual da Fuess, modelo 77h
  • Em 1849, o telégrafo permitiu que fosse possivel divulgar informações sobre o tempo em qualquer localidade do mundo. Hoje em dia, a internet substituiu essa função.
  • Em 1957, a primeira previsão do tempo foi televisionada, direto da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA. O apresentador dessa previsão do tempo foi um professor dessa universidade, chamado Joe DeNardo. Prof. DeNardo desenhou figuras em uma lousa, que explicavam ao público como seria o tempo nos próximos dias.
  • Em 1959, o primeiro satélite dedicado exclusivamente para monitorar a atmosfera da terra foi colocado em órbita. O satélite chamava-se Vanguard 2.
Vanguard 2. O primeiro satélite meteorológico. Fonte: NASA/Wikimedia Commons
  • Na década de 1960, os computadores possibilitaram que os meteorologistas fizessem a previsão tempo mais rapidamente, com mais precisão e para longos períodos.
  • A temperatura mais baixa registrada na superfície foi de -89,2°C em Vostok, na Antártica em 21 de julho de 1983 e a mais alta foi de 57,8°C registrada em El Azizia, na Líbia em 13 de setembro de 1922. Sobre outros recordes de temperatura, veja aqui. No entanto, esse recorde de El Azizia foi considerado inválido. O recorde atual é de 56,7°C no Death Valley, Califórnia, no dia 10 de julho de 1913. Leia sobre essa mudança aqui.
  • O clima afeta a saúde humana. Certas doenças são mais comuns em determinadas épocas do ano. No inverno, por exemplo, epidemias de gripe são mais frequentes. Como o inverno e a primavera de algumas regiões do Brasil também é bastante seco, crises alérgicas tornam-se comuns nessa época. As crianças e os mais idosos são os mais susceptíveis e essas doenças. No verão, com o aumento das chuvas e da temperatura, algumas superfícies de água parada se formam devido o descuido das pessoas, sendo o ambiente ideal para o crescimento das larvas do mosquito da dengue.
  • A Terra de mais de 5 bilhões de anos! O clima nem sempre foi o mesmo: passamos por períodos bem mais frios ou bem mais quentes que os dias de hoje.
  • Os estudos mostram que a temperatura média do planeta aumentou nos últimos 200 anos em aproximadamente 0,76°C. Nos últimos 12 mil anos, a temperatura subiu 6°C!
  • A Terra está aquecendo. Os membros do Painel Intergovernamental de Mudanças climáticas (em inglês, Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC) escreveram em um relatório de 2007: “o aquecimento do sistema climático é inequívoco”
  • Em 2009, havia aproximadamente 38% mais dióxido de carbono (CO2) na atmosfera do que em 1750. Concentrações de CO2 e outros gases que causam o efeito estufa tem aumentado muito na atmosfera, como resultado da atividade humana. Quanto mais gases estufa adicionamos no ar, mais a temperatura sobe. As duas atividades que mais aumentam a concentração de CO2 (principal gás de efeito estufa) na atmosfera são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.
  • As florestas são algumas vezes chamadas de sorvedouros de carbono, porque as plantas removem o CO2 da atmosfera e o armazenam. Quando as árvores são cortadas e queimadas, o CO2 que estava armazenado nela vai então para a atmosfera. Os cientistas acreditam que todos os anos, de 2 a 5 bilhões de toneladas de CO2 são liberadas na atmosfera devido ao desmatamento e queimadas.
  • A história da meteorologia é bastante antiga! Registros de algumas civilizações antigas na China, Egito, Índia e Mesopotâmia contém diversas referências ao tempo e ao clima.
  • Em 360 a.C., o filósofo grego Aristóteles escreve o livro Meteorologica. Este é o primeiro livro sobre meteorologia.
  • Em 1593, Galileo Galilei (1564–1642), da Itália, construiu um termômetro de vidro bastante simples, que serviu de modelo para outros termômetros de vidro que viriam depois.
  • Em 1643, Evangelista Torricelli (1608–1647), também da itália e discípulo de Galileu inventou o barômetro de mercúrio, que nos permite prever mudanças no tempo, como a aproximação de uma tempestade, por exemplo.
  • Em 1724,  Daniel Fahrenheit (1686–1736), da Alemanha, desenvolveu a escala de temperatura Fahrenheit,utilizada nos EUA, por exemplo. Em 1742, o astrônomo sueco Anders Celsius (1701–1744), desenvolveu a escala de temperatura Celsius (ou graus Celsius, abreviado assim: °C). A escala Celsius é utilizada no Brasil, por exemplo.
Fonte
-Adaptado de Did You Know? da World Meteorological Organization. Versão original em inglês aqui.
– Mais informações sobre Joe DeNardo (Wikipedia, the free encyclopedia).
Weather Satellite, Wikipedia the free encyclopedia
Vanguard 2, Wikipedia the free encyclopedia