Recordes de temperatura no mundo!



No post de hoje vou falar sobre alguns recordes de temperatura pelo mundo.  Eu particularmente adoro recordes!

A medição sistemática (ou seja, todos os dias e com termômetros de qualidade) da temperatura é bastante recente na maioria dos países. Estados Unidos e Europa iniciaram a fazer registros sistemáticos de temperatura no século XIX. A Fort Collins Weather Station, no Colorado EUA, por exemplo, iniciou suas atividades em 1870, medindo até hoje algumas variáveis meteorológicas, dentre elas a temperatura. Há também uma Estação Meteorológica da Universidade de Graaz, na Áustria, em funcionamento desde 1836. E estes são apenas alguns exemplos! Quanto mais antiga a Estação Meteorológica, teremos um melhor conhecimento da história do clima daquela região. Infelizmente, nem todos os locais do mundo possuem estações meteorológicas e em muitos lugares, a estação é bastante recente, com menos de 20 anos de idade. Assim, parte da história do clima foi perdida! Quero dizer, pode ser que uma temperatura mais alta do que o valor máximo registrado tenha ocorrido antes da estação meteorológica ter sido instalada naquela região. Mas nunca saberemos.

Vamos então a alguns recordes pelo mundo.

Temperatura mais alta

Recordes de maior temperatura. A fonte desta informação está no final deste post.

O curioso sobre o recorde brasileiro de maior temperatura (44,7°C em 21/11/2005) é que o recorde anterior era  de 44,6°C, registrado em Orleans, Santa Catarina, em 06/01/1963. Santa Catarina é o estado brasileiro que detém o recorde de menor temperatura, como veremos em seguida.

Eu fiz um mapa com os locais da tabela acima, onde foram registradas as maiores temperaturas:


Visualizar Locais com as maiores temperaturas registradas em um mapa maior

Temperatura mais baixa

Recordes de menor temperatura. A fonte desta informação está no final deste post.

Eu fiz um mapa com os locais da tabela acima, onde foram registradas as menores temperaturas:


Visualizar Locais com as menores temperaturas registradas em um mapa maior

O pessoal da Estação Meteorológica do IAG-USP vem monitorando os valores de temperatura na cidade de São Paulo-SP (onde está localizada) desde 1933. Os recordes de temperatura registrados nessa cidade estão logo abaixo:

Recordes de temperatura em São Paulo. Fonte: Estação Meteorológica do IAG-USP[Veja IMPORTANTE2, nota abaixo]
E você, torce para que esses recordes sejam quebrados? E nunca mais reclame que está muito frio ou muito calor 🙂

 

Fontes:

National Climatic Data Center,NOAA.

List of Weather Records, Wikipedia, the free encyclopedia

INMET.

– EPAGRI/CIRAM. Curiosidades sobre o frio em Santa Catarina. Agradecimento especial ao colega meteorologista Marcelo Schneider por ter mandado este link.

IMPORTANTE: O recorde absoluto de maior temperatura já registrada no mundo mudou. Agora é de 56,7°C  e ocorreu em 10 de julho de 1913 no Death Valley. Leia  mais informações sobre esta mudança aqui.

IMPORTANTE2 – editado em 17/02/2014: O maior valor de temperatura já registrado na Estação Meteorológica do IAG-USP mudou. Veja aqui. E para ficar atualizado com relação aos recordes desta Estação Meteorológica em especial, sempre consulte este texto.