Onde a chuva é dinheiro!

Todos nós sabemos que a chuva é de extrema importância para a manutenção do ciclo d’água. A chuva também afeta nossas atividades: o planejamento de uma viagem e de uma construção, por exemplo. Mas principalmente: a chuva é importantíssima para a agricultura, fato que o homem conhece desde a Antiguidade. Os egípcios antigos, por exemplo, determinavam a época do plantio de acordo com a cheias do Rio Nilo, e as cheias de um rio ocorrem no período de chuvas.

Ainda na África, há um país pequeno chamado Botswana. A maioria dos rios de Botswana são intermitentes, ou seja, desaparecem temporariamente no período de secas. O rio mais importante do país é o Rio Limpopo, que é perene, e ganhou destaque recentemente, pois algumas previsões indicam que este rio pode ter seu volume muito reduzido em decorrência das mudanças climáticas.

Localização de Botswana. Fonte: Wikimedia Commons (Wikipedia)

O clima de Botswana é semi-árido, com uma estação chuvosa muito curta, que é ansiosamente aguardada pela população. A água é um recurso tão escasso e tão precioso, que a moeda daquele país chama-se pula, palavra que significa chuva em setswana (idioma falado no país).

Nota de 10 pula

Moeda de 2 pula

O lema do país também é Pula e está indicado no brasão de armas de Botswana.

Brasão de armas de Botswana. Veja descrição abaixo. Fonte: Wikimedia Commons (Wikipedia)

 “O brasão possui um escudo tribal no centro, as três ondas azuis representam a água, as engrenagens representam a indústria e a cabeça de boi representa a pecuária. As zebras representam a fauna do país, a zebra da direita segura um chifre de marfim, pois no passado o país exportava este material. A zebra da esquerda segura um ramo de sorgo, um importante cultivo do país. E a faixa traz a inscrição “pula”, que significa chuva”

Acredito que essas curiosidades sobre este pequeno país reafirmam para todo o mundo a importância da chuva e a importância da água, como um valioso recurso natural que deve ser economizado.

Uma outra linda  curiosidade: a palavra pula, no idioma setswana também significa benção. A chuva é uma benção.  

 

Veja mais imagens das cédulas e moedas de Botswana aqui e aqui.

 

Curiosidade: na cotação de hoje (17/11/2011), com R$1,00 é possível comprar 4,23 BWP (Pula de Botswana)