Time-lapse com nuvens tipo Stratus (St) e Stratocumulus (Sc)



Aqui no blog já falamos sobre time-lapse. É uma técnica muito interessante, utilizada com muita frequência para documentar a evolução e o movimento das nuvens, movimento aparente do Sol, da Lua ou de estrelas.No time-lapse de hoje, feito especialmente para o Meteorópole, podemos ver a evolução e o movimento de nuvens tipo Stratocumulus (Sc) e Stratus (St). Essas nuvens foram as responsáveis por deixar o céu de São Paulo-SP tão nublado ontem!

Com o céu nublado, a radiação solar chega com menos intensidade na superfície. O solo aquece menos e consequentemente a atmosfera também aquece menos. Por isso, tivemos temperatura máxima ontem de 21,8°C.  Se não estivesse nublado, certamente a temperatura máxima seria maior. A mínima foi de 16,0°C.

Vamos a mais um time-lapse:

 

E eu aproveito para dar uma dica importante para quem acompanha a previsão do tempo. Vamos supor que é uma sexta-feira qualquer e você quer saber a previsão para o fim de semana. E então você lê que:

Sábado: Mínima de 15°C e máxima de 18°C.

Quando o valor da temperatura máxima é muito próximo do valor da temperatura mínima (em nosso exemplo, a diferença entre os valores é de 3°C apenas), pode esperar um dia bastante nublado ou nublado com chuva!

Mas, se você ler:

Sábado: Mínima de 15°C e máxima de 30°C.

Pode esperar um dia muito bonito, com poucas nuvens no céu!

Por enquanto é isso :-). Acompanhem sempre a previsão do tempo! Um grande abraço!