Cores no céu!!!

Posted by on 3-dez-2011 in Blog, Cores no céu | 0 comments

Figura 1: Arco Íris em Curitiba. Foto cedida ao http:www.meteoropole.com.br pelo meteorologista Rafael Toshio

Essa semana recebi duas lindas imagens de arco-íris do leitor e colega de profissão Rafael Toshio. Você pode conferir essas imagens na galeria de Imagens do Leitor. Uma delas é a que abre este post!

Mas os arco-íris não são o único fenômeno que deixa o céu colorido! Nesse post, falaremos um pouquinho sobre cada um dos fenômenos que deixam o céu colorido.

As luz solar é branca e composta por sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Quando a luz solar atravessa a troposfera, os raios solares podem: refletir ou se espalhar nas moléculas de gás e poeira suspensas na atmosfera.

Sabendo disso, podemos responder uma pergunta: por que o céu é azul? Por que a cor mais espalhada pelas moléculas de gás e pela poeira suspensa na atmosfera é a cor azul. Em um dia bastante ensolarado e com pouca ou nenhuma nuvem o céu fica com um azul ainda mais vivo, porque há mais disponibilidade de luz e ela é ainda mais espalhada.

Cada cor possui uma característica chamada comprimento de onda diferente. A cor de um objeto é determinada pela maneira que ele refletiu ou dispersou o comprimento de onda associado àquela cor. Por exemplo, uma folha verde utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese, exceto a cor verde, que é refletida. No céu, todos comprimentos de onda são espalhados. Mas o comprimento de onda associado à luz azul é mais espalhado do que as outras cores, por isso temos o céu azul!

Depois que o Sol se põe, o céu fica totalmente negro, apenas com o brilho da Lua de das estrelas. Infelizmente, em grandes cidades com São Paulo a iluminação artificial produzida pelo homem é tão forte, que conseguimos ver poucas estrelas no céu.

Enquanto o Sol nasce ou se põe, o céu fica invadido com uma linda e inspiradora coloração vermelha/alaranjada.

Quando o sol está no horizonte, a luz tem que atravessar um caminho muito maior para chegar até nossos olhos, como mostra a figura 2. A luz azul neste longo caminho é toda espalhada. Os comprimentos de onda que sofrem menos espalhamento  são os associados as cores vermelho e laranja. Por isso vemos o céu, durante o poente ou o nascente, com a coloração vermelha/alaranjada.

O vermelho e o laranja tornam-se muito mais vívidos no crepúsculo quando há poeira ou fumaça no ar, provocado por incêndios, tempestade de poeira e vulcões. Isso ocorre porque as partículas de fumaça ou poeira são maiores que demais presentes na atmosfera e partículas maiores tendem a espalhar mais todos os comprimentos de ondas, exceto os comprimentos associados as cores laranja e vermelho.

 

Figura 2: figura explicativa mostrando que a luz solar atravessa um caminho maior durante o nascer e o pôr do Sol. Nessa imagem, os tamanhos da Terra e do Sol e a distância entre os dois está modificada, não representando o que ocorre na realidade. Isso foi feito apenas para compreendermos melhor essa maior distância que a luz solar deve atravessar. Figura adaptada de AHRENS, C.D.: Meteorology Today, 9th Edition

 

Nesse post, eu contei porque as nuvens são brancas e por que outras nuvens são acizentadas. Esse post vai ser muito importante agora, porque eu vou falar sobre arco-íris, voltando a Figura 1, a linda foto do arco-íris fotografada pelo Rafael Toshio e que faz parte de nossa galeria do leitor. Vamos nos lembrar do prisma, vendo a Figura 3:

 

Figura 3: Prismas são materias triangulares, feitos de material transparente (acrílico ou vidro) e atuam fazendo a dispersão (ou espalhamento da luz). Eles decompõe a luz branca em todas as cores que a luz branca é feita: as cores do arco-íris! Fonte: Wikimedia Commons

Muitas vezes, no final de uma chuva, quando a nuvem de chuva já está se dissipando (está ficando fraca), a chuva está bem ralinha e o Sol está aparecendo de novo, temos arco-íris. Cada uma das gotinhas da chuva atua como um prisma, espalhando toda a luz branca em suas cores constituintes. Será que você já sabe todas as cores do arco-íris? O que significa a sigla VLAVAAV? Aprenda no vídeo super legal abaixo:


A posição mais favorável para um arco-íris acontecer é quando o Sol está atrás de nós e chuva está a nossa frente. Um lindo espetáculo da natureza. E se você fotografar algum, mande pra cá!

P.S.: Outros fenômenos, além dos descritos aqui, trazem cores para a atmosfera! Vamos falar deles pouco a pouco! Se você tiver alguma dúvida sobre um fenômeno específico, mande para cá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>