Céu esverdeado??? É aurora boreal?



Ontem (17/01) tivemos chuvas muito intensas em boa parte da Região Metropolitana de São Paulo, principalmente na Zona Sul e no ABC Paulista. Veja alguns destaques nos jornais sobre o temporal:

Imagens da chuva (17/01/2012)

Bairro do Ipiranga em estado de alerta (17/01/2012)

Uma hora de chuva e o caos se repete – Diário do Grande ABC (17/01/2012)

Alagamento no bairro do Bom Pastor – Santo André (17/01/2012). Fonte: Estado de São Paulo – RICARDO TRIDA/AE

 

A Patrícia, moradora de São Caetano do Sul, notou que o céu apresentou uma coloração esverdeada. Ela ficou intrigada com o fato e escreveu em meu Facebook:

Oi, Samantha, hoje aqui em São Caetano por volta das 14:30h o céu começou a se preparar para desabar aquela chuva, mas o intrigante é que, além das nuvens negras e cinzas, uma parte do céu estava verde. Vi na net que esse fenômeno só ocorre qdo há aurora boreal ou austral. O que vc me diz??

Fiquei pensando que esta dúvida poderia ser comum a muitas pessoas. Então decidi respondê-la aqui também. Nos já falamos sobre auroras boreais e austrais. Para ler sobre o assunto, clique aqui. Auroras ocorrem em latitudes altas (ou seja, próximo ao Pólo Sul e ao Pólo Norte) e são causadas pela reaçãodos fótons provenientes do Sol com a magnetosfera da terra. Ou seja, elas nada tem a ver com tempestades de verão.

Excluímos essa primeira hipótese. Então, o que pode ser? Vamos nos lembrar do filme de ficção Twister. Como todo filme de ficção, pode apresentar alguns elementos de realidade para dar mais veracidade a trama. Encotrei o poster do filme:

Poster do filme Twister. Fonte: Warner/Universal

 

O filme aborda tornados. Não vou dar nenhuma sinopse do filme pois esta não é a intenção. É um filme interessante. Deve-se levar em consideração que é ficção, mas como eu disse, com alguns elementos de realidade (ou realidade exagerada). No poster acima, vemos uma coloração amarel0-esverdeada, provavelmente exagerada por efeitos digitais. Mas a verdade é que o céu de fato fica com uma coloração esverdeada quando uma tempestade está prestes a acontecer. E relembrando: tornados são tempestades super severas!

Mas, por que essa coloração? O fato é que a cor esverdeada não é totalmente explicada. Duas teorias tentam explicar este fenômeno e em bem provável que a explicação real seja as duas teorias ‘somadas’.

Para entender a primeira teoria, vamos imaginar uma cadeia de montanhas. Quando vistas de longe, as montanhas apresentam um tom azul escuro. Isso ocorre devido ao espalhamento da luz pelas moléculas de ar (o mesmo motivo pelo qual o céu é azul).

Repare nas montanhas mais ao fundo. Apesar da vegetação e das rochas visíveis, elas aparentam ser de cor azul bem escura. Fonte: FreeBigPictures.com

No final da tarde (normalmente horário em que ocorrem as tempestades), o céu apresenta uma coloração dourada-avermelhada. Esse efeito, combinado a coloração azulada do céu, pode deixar o céu esverdeado. Como a nuvem de tempestade é normalmente bem escura, ela fornece um fundo para que a coloração esverdeada fique mais realçada.

Uma outra teoria, afirma algo um pouco diferente: as próprias nuvens podem fazer com que o céu pareça azul-esverdeado. Se pensarmos, a água é incoloor, claro, mas pode ficar aparentemente azulada. Pense em uma piscina de azulejos brancos ou em uma banheira branca: uma nuance azulada  pode ser observada observada. O próprio oceano pode ter uma coloração azulada.

Banheira com água. Repare na ‘cor azulada’ da água. Fonte: http://design.spotcoolstuff.com

De acordo com essa segunda teoria, pode ser que as nuvens de tempestades (que são cheias de água!), fornecem a coloração azul, e quando iluminadas pela luz solar dourada Sol, podem criar uma tonalidade esverdeada.

Seja qual for a explicação mais plausível, o fato é que a coloração verde é apenas um interessante fenômeno óptico da atmosfera, assim como arco-íris ou halos. Não há nenhuma explicação sobrenatural ou extra-terrestre.

P.S.: Se alguém tem fotos do que a Patrícia descreveu, mande para cá!!!

Fonte:

earthsky.org

FreeBigPictures