Nuvens mammatus em Curitiba-PR

[testimonial company=”Curitiba- PR” author=”Rafael Toshio”] Nuvens mammatus em Curitiba-PR. [/testimonial]

O Rafael Toshio, querido colega de profissão que sempre contribui no Meteorópole ficou em dúvida se eram nuvens Mammatus, já que o Rafael não trabalha com a parte observacional. Para mim parecem mesmo mammatus. Consultei o Prof. Mario Festa e ele concordou que tratam-se de mammatus. O Rafael tirou essa foto às 17:30 do domingo de carnaval. Na casa dele não choveu, mas nesse dia registrou-se tempestade forte com granizo e ventos em outros bairros de Curitiba.

O nome Mammatus na verdade não trata-se de um tipo de nuvem São na verdade essas características arredondadas, como mamas, que ocorrem em nuvens de tempestade, também chamadas de nuvens Cumulonimbus (Cb). Na segunda foto da montagem é possível ver essas características arredondadas.  São importantes pois estão associadas com tempestades muito severas, com granizo, ventos fortes e até com tornados. O Rafael também nos mandou a imagem de um dos radares do SIMEPAR, do instante em que a foto foi feita:

O radar meteorológico permite que possamos ‘ver’ as nuvens de chuva que estão em uma região. É possível também analisar o deslocamento dessas nuvens. As cores vermelha e rosa forte indicam chuva forte ou granizo. Repare que Curitiba e toda Região Metropolitana estava coberta por chuvas muito fortes, indicando a presença de uma nuvem Cumulonimbus. Há outras regiões de chuva forte a oeste e a nordeste de Curitiba.

Muito obrigada por mais uma contribuição, Rafael. 🙂