O dia da marmota!



Hoje li uma atualização do Tom Schafernaker

 

 

Vocês se lembram quem é Tom? Tom Schafernaker é um meteorologista e apresentador de TV da BBC, famoso pela irreverência. Quando damos uma busca de vídeos de Tom no Youtube, encontramos situações muito engraçadas e muitas vezes constrangedoras:


Mas não é de sua irreverência que quero falar. Quero falar do dia da marmota (groundhog day, em inglês)! Era sobre isso que Tom falava em sua atualização.  O que é o dia da marmota?

O Dia da Marmota é comemorado no dia 02 de fevereiro (hoje!) nos Estados Unidos e no Canadá. Segundo a tradição, nesse dia as pessoas devem observar a toca de um animal muito simpático chamado marmota. Se o animal sair da toca, significa que o inverno do hemisfério norte terminará mais cedo. Se o animal continuar entocado, prepare-se para mais seis semanas de inverno.

Essa tradição foi levada aos EUA por imigrantes alemães. Os fazendeiros observavam os hábitos deste roedor para tomar decisões sobre a semeadura de seus campos. Na localidade de Puxsutawney, no estado da Pensilvânia  uma grande festa é organizada anualmente, todo dia 02 de fevereiro, aguardando a saída ou não da marmota. A marmota ‘oficial’ da festa tem até um nome, Phil.

Phil, a marmota com status de celebridade. Fonte: Los Angeles Times

Fonte da foto acima: Los Angeles Times (reportagem sobre o dia da marmota)

A verdade é que a marmota não está acertando muito. Segundo estatísticas, a marmota só acertou a previsão em 39% das vezes (a festa ocorre desde 1841) . Além disso, depende da parte do país. Como o Brasil, os EUA tem um território muito grande, com climas diversos. Sendo assim, considerando essa porcentagem relativamente baixa, não podemos dizer que a marmota tem algum poder em prever o tempo. É apenas um curioso folclore, que ficou famoso com o filme Feitiço do tempo (o nome original é Groundhog Day).

A atriz Andie MacDowell, que participou do filme Feitiço do tempo, segura uma marmota nas comemorações do dia da Marmota em 2008. Fonte: Wikimedia Commons

E o que a marmota disse hoje? Veja aqui.

 

P.S.: Acabo de ler o encantador blog da Beatriz (que mandou esta linda foto), e ela fala sobre o La Chandeleur, festividade francesa de origem pagã. O La Chandeleur é comemorado também no dia 02 de fevereiro. Acredito que o Groundhog Day também deve ter alguma origem pagã. Achei interessante o provérbio francês sobre a festividade:

À la Chandeleur, l’hiver se meurt ou prend vigueur.” – Na Chandeleur, o inverno morre ou se torna vigoroso.

Ou seja, a idéia é bem parecida com a do Groundhog Day. Leiam o post da Bia, vale a pena.