Casinha do tempo: como funciona?



Imagem: Viablushop

Já vi Casinhas do Tempo de diversos modelos e em diversas lojas de presentes. Se você fizer uma busca no Google por ‘casinha do tempo’, vai encontrar vários tipos e vendedores.

A casinha do tempo tem um mecanismo que funciona com a variação da pressão atmosférica. Quando a pressão cai, há possibilidade de chuva e o bonequinho sai pela porta onde diz “Chuva”. Quando a pressão aumenta, significa que teremos possibilidade de tempo bom e quem sai é a bonequinha pela portinha onde diz “Sol”.

Não é um instrumento para uso científico, pois não foi calibrado para este fim e também não possui uma escala graduada em hPa (unidade de pressão atmosférica), por exemplo. No entanto é uma ótima opção para presentar alguém que ama meteorologia 🙂

Alguns modelos, como o da foto acima, também vêm com um termômetro de mercúrio, usado para medir a temperatura. Uma gracinha!

Nota (atualizado em 23 de abril de 2013): eu recentemente vi uma casinha do tempo ser ‘dissecada’. Nela, havia uma mecha de fios de cabelos. Como esses fios são sensíveis a umidade, eles estavam posicionados de modo que direcionam o bonequinha para dentro quando está úmido e o bonequinho para fora quando está seco. Creio que existem casinhas dos dois tipos (que funcionam através da variação de pressão ou através da variação de umidade).

Nota 2 (atualizada em 04 de maio de 2015): muita gente me pergunta onde adquirir dessas casinhas. Bom, adquiri a minha na Viablushop, uma loja muito boa, confiável e com atendimento muito bom. No entanto, eles não trabalham mais com esse produto. Sendo assim, encontrei algumas opções na internet:

– Há vendedores no Elo7;

– Há opções no Mercado Livre;

– Há opções na tradicional loja alemã Pontinho.

Que fique muito claro que eu não represento nenhuma dessas lojas! Estou aqui apenas postando opções que encontrei na internet.