Dia Meteorológico Mundial



A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Meteorológico Mundial por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950. A Organização, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo por exemplo as bases das contribuições da meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.

O tema deste ano é “Energizando nosso futuro com tempo, clima e água”. A WMO preparou uma cartilha para este ano, onde o tema é abordado em alguns capítulos:

– Segurança alimentar e agricultura.

– Recursos hídricos (lembrando que dia 22/03 foi o Dia Mundial da Água)

– Clima e Saúde

– Redução de desastres

– Transporte, comércio e turismo

– Clima e Energia

– Cidades Sustentáveis

– Energias renováveis

A cartilha pode também ser baixada aqui. Muitas universidades e institutos de pesquisas ligados à meteorologia em todo o mundo realizarão comemorações hoje, com palestras e workshops. As palestras sempre estão relacionadas com o tema daquele ano.

Fonte:

Informações do Portal São Francisco e da WMO (World Meteorological Organization – Organização Meteorológica Mundial)