Grupo de Eletricidade Atmosférica nas redes sociais

Infelizmente, por conta do pouco tempo que tenho para escrever no blog, acabo não abordando tantos assuntos quanto gostaria. Um deles é a Eletricidade Atmosférica. Raios, relâmpagos e trovões fascinam a todos! Inclusive já escrevi alguns posts sobre o assunto. Clicando aqui, você poderá ver todos os posts que já escrevi sobre o assunto. Aqui no Meteorópole, também gosto de divulgar fontes de informação confiável e de qualidade. Sites, livros e revistas que assim como o Meteorópole, também vão auxiliar pessoas interessadas em ciência, fornecendo informação científica de qualidade.

Por isso recomendo a página do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT-INPE). É uma página de um grupo de pesquisa que se preocupa em escrever as informações de forma acessível para todos. Além de fornecer o monitoramento de raios no Brasil em tempo real, eles tem uma ótima seção de curiosidades, com as principais perguntas e respostas sobre eletricidade atmosférica, explicam como os raios se formam e também falam dos mitos envolvendo raios.  A página inteira merece ser lida, pois certamente é o site em português com mais conteúdo sobre o assunto.

O grupo também conta com uma página no Facebook, o twitter @Raio_ELAT, e um canal do Youtube. Os pesquisadores do ELAT foram os responsáveis pelo primeiro registro brasileiro de raios ascendentes (falei sobre o assunto aqui). Segundo Fábio Mantezi, assessor de imprensa do ELAT, a câmera utilizada na pesquisa  registra em torno de 4mil quadros por segundo, e o vídeo em questão mostra o processo de formação do raio ascendente (que durou menos de 1 segundo). Vamos rever o vídeo abaixo: