Experiência 5: Como construir um barômetro caseiro



Nesse post, vimos que o aumento ou a diminuição da pressão do ar nos dão indícios sobre futuras mudanças no tempo. Também vimos que o barômetro e o barógrafo são instrumentos utilizados para medir a pressão atmosférica. Esses instrumentos são utilizados em Estações Meteorológicas e normalmente são bastante caros.

Procurei uma solução didática para construir um barômetro caseiro. Evidentemente não é tão sensível quanto o barômetro usado na Estação Meteorológica, mas ajuda a compreender o conceito de pressão atmosférica. Encontrei essa experiência na internet e já fiz há muito tempo. Realmente funciona! Uma ótima ideia para professores e para alunos que desejam fazer uma experiência para a feira de ciências.

Vamos lá 🙂

Os materiais que você vai precisar são bastante simples:

– elástico (aqueles de papelaria, usados para prender dinheiro)

– um pote de vidro vazio (preferencialmente pequeno, menor que o utilizado na experiência do pluviômetro caseiro).

– balão de festa de aniversário (chamado de bexiga em muitas regiões do país)

 

 

– canudo de refrigerante

– fita adesiva e tesoura

– pedaço de cartolina o papel cartão (tamanho A4)

Itens usados na experiência. Fonte: Wikihow

1) encha e esvazie o balão, para que ele fique solto

2) corte o balão um pouco acima da metade, como na figura abaixo.

Fonte: Wikihow

3) Prenda a parte de baixo do balão na abertura do pote de vidro. Use o elástico para manter bem preso. Se quiser, use mais de um elástico para certificar-se de que o pote foi bem vedado. Isso é bastante importante. Se a vedação não for bem feita, o barômetro não vai funcionar adequadamente.

Fonte: Wikihow

4) Usando a fita adesiva, prenda o canudo no centro do topo do pote, exatamente do mesmo modo que na figura abaixo. Sugiro que use uma fita adesiva de qualidade, de modo que seja necessário apenas um pequeno pedacinho para colar o canudo. Muitos pedacinhos de fita adesiva podem tornar o arranjo ‘pesado’, impedindo ou dificultando a movimentação do canudo. Importante: o canudo deve ser 1 vez e meia maior que a altura de seu vidro. Isso significa que se você tiver um vidro de 8cm de altura, seu canudo deverá ter aproximadamente 12cm de comprimento. É importante manter o canudo relativamente longo para permitir sua movimentação.  Nessa etapa, você já tem seu barômetro caseiro pronto.

Fonte: Wikihow

5) Posicione seu barômetro encostado em uma parede, no interior de sua casa ou escola. Atrás do barômetro, coloque a folha de cartolina, como na figura abaixo. É importante que a ponta do canudo fique na frente da folha de cartolina. A figura abaixo indica exatamente o que você deve fazer. Cheque seu barômetro todos os dias, fazendo um risquinho na cartolina no local onde a ponta do canudo estiver apontando. Você pode anotar na frente do risquinho como o tempo está. Na foto abaixo, foi escrito ‘Sunny’ (ensolarado) na frente do risquinho. Em um dia nublado ou chuvoso, você pode escrever essa informação.

Fonte: Wikihow

O Beakman também já fez esta experiência. Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Wikihow

Nota importante: O barômetro que proponho aqui não faz medidas (em mmHg ou hPa, como vimos aqui). Ele apenas fornece uma forma qualitativa de expressar a pressão do ar. Ou seja, para determinar se a pressão do ar medida por esse barômetro caseiro é alta ou baixa, várias medidas em dias com características diferentes (ensolarado ou chuvoso, por exemplo) deverão ser tomadas.