Humor na meteorologia: Tragédia e descaso



Autor: Amarildo

As charges, assim como as diversas formas de arte, são também uma forma de denunciar. São também uma maneira de fazer o leitor pensar através das imagens.

Essa imagem vem bastante a calhar. Vou dar dois exemplos que ilustram exatamente o descaso de nossos governantes:

– A seca no nordeste, um fenômeno já conhecido e que se repete de tempos em tempos, e os governantes pouco fazem. Pelo contrário: muitos políticos usam a população sofrida do semi-árido apenas para conseguir votos, sem oferecer melhorias e bons serviços.

-As chuvas intensas. Todos os anos, os alagamentos e os deslizamentos se repetem, por diversos locais do país. É uma tragédia anunciada, pois através da climatologia conhece-se o período de chuvas e através da previsão do tempo e do monitoramento por observações meteorológicas é possível tomar uma atitude antecipada. Apesar de tudo isso,  quase nada é feito para melhorar a vida das pessoas. A cidade de Teresópolis, que passou por uma terrível tragédia em janeiro de 2011 com cerca de 1000 mortos e centenas de desabrigados, ainda não se reconstruiu. Escândalos políticos de desvio de verbas de reconstrução foram denunciados. E para piorar, as chuvas de março e início de abril deste ano deixaram a cidade em alerta.

O voto é nossa arma! Acho importante nos informarmos sobre as ações dos políticos, para  não votarmos naqueles envolvidos em escândalos. Além disso, as pessoas precisam se conscientizar e entender que vereadores e deputados são cargos muito importantes. Claro que é importante votar para um bom candidato para senador, para o governo de seu Estado, para prefeito e para presidente. Mas tenho a impressão que as pessoas não se preocupam muito em escolher bons candidatos para a câmaras.  São os deputados e os vereadores  que votam projetos de lei e votam as leis orçamentárias.

Clique aqui e aprenda o que faz um vereador.

Clique aqui e aprenda o que faz um deputado estadual.

Clique aqui e aprenda o que faz um deputado federal.