Novo link no Meteorópole: WX Brasil



O Marcelo entrou em contato comigo a partir do formulário acima e me apresentou um ótimo site: o WX Brasil. O site, criado pelo Marcelo, agrega dados e mapas para amantes do tempo e clima. São informações sobre modelos meteorológicos, dados de satélites e reanálises. O site na verdade é um agregador, que centraliza informações de diversos centros meteorológicos. Esse site é muito indicado para profissionais da área de meteorologia (bacharéis e técnicos) e para pessoas com um conhecimento um pouco mais aprofundado desta ciência.

Parabenizo o Marcelo pelo site e pela excelente iniciativa.

Aproveito esse post para lembrar de algo muito importante: meteorologista é uma profissão regulamentada. Sempre incentivo todos a aprenderem e buscarem informações, seja qual for o assunto. Acho muito válida e incentivo a prática do estudo por conta própria. Hoje, com a internet, é muito mais fácil tornar-se um autodidata em seja qual for a área.

Entretanto, a análise de informações meteorológicas (modelos, dados de estações de superfície para elaboração de previsão do tempo) com a finalidade de gerar previsões de tempo veiculadas em meios de comunicação e para gerar alertas (defesa civil,corpo de bombeiros, etc), deve ser feita por um meteorologista (profissional que cursou o bacharelado em Meteorologia e possui registro no CREA).