O que são tornados? Tornados são o mesmo que ciclones e furacões?

Decidi escrever esse post, pois recentemente dei duas palestras para escolas e me fizeram muitas perguntas sobre o assunto. A primeira coisa que gosto de mostrar são imagens, pois creio que facilitam o aprendizado:

Tornado ocorrido em 3 de maio de 1999, em Oklahoma. Foto de Daphne Zaras. Wikimedia Commons

Na foto acima, temos um tornado. Veja bem: é uma foto. Uma pessoa com bastante coragem, um pouco de falta de bom senso e com bastante tempo livre chegou perto o suficiente de um tornado para fotografá-lo. É incrível, mas perigoso. Um tornado dura em média 1h, desde sua formação até sua dissipação. Eles se formam em diversas regiões do mundo, principalmente onde temos:

– o encontro de duas massas de ar de características bem diferentes: uma é quente e úmida e a outra é fria e seca;

– poucos acidentes geográficos, ou seja, regiões com relevo bem plano;

A região do mundo onde ocorre a maior quantidade de tornados fica no meio-oeste americano, região que foi apelidada como Corredor dos Tornados. Essa região reúne todas as características citadas acima. A maioria das fotos e filmagens de tornados que encontramos pela internet são de fenômenos que ocorreram nessa região.

Corredor dos Tornados. Fonte: Wikimedia Commons

Os tornados mais devastadores são formados e se deslocam pelo continente, como na região acima (o Corredor dos Tornados). Mas tornados podem também ocorrer na superfície de lagos, rios e até no oceano (bem próximo ao litoral). Quando ocorre nessas regiões, dá-se o nome de tromba d’água e normalmente não são tão destrutivos quanto os tornados.

Já os furacões não podem ser fotografados, porque eles são muito, mas muito grandes. Podemos fotografar as árvores sendo curvadas pelo vento ou os objetos voando. Podemos fotografar toda destruição ocasionada por um furacão. Mas não podemos fotografar o furacão. A explicação para isso: o furacão é um fenômeno muito, mas muito maior que o tornado. Como já disse aqui, os furacões podem ser até 100 vezes maiores que os tornados.

Uma outra diferença entre esses dois fenômenos é com relação a duração. Como disse anteriormente, um tornado dura em torno de 1 hora, desde sua formação até dissipação. Já um furacão pode durar cerca de 1 semana, desde sua formação até seu deslocamento pelo oceano, até atingir o continente, quando perde força gradualmente, até se dissipar por completo.

Os furacões se formam no oceano. Inicialmente, há uma depressão tropical, uma região de baixa pressão e com muitas nuvens (em regiões de baixa pressão, o ar tende a subir e formar nuvens). Essa depressão tropical desloca-se com a rotação da Terra, e quando passa por águas mais quentes (acima de 27°C), ganha força e pode transformar-se num furacão. Furacões podem ser chamados por outros nomes, dependendo da região onde se formaram.

A única forma de registrar a imagem de um furacão e vendo ele ‘de cima’, ou seja, através de registros de satélites meteorológicos, registros feitos em ônibus espaciais ou por imagens feitas por pesquisadores da Estação Espacial Internacional, pois a Estação Espacial,os ônibus espaciais e os satélites,estão suficientemente distantes da Terra para capturar esse fenômeno, que pode ter um tamanho comparável ao do estado de Minas Gerais.

Furacão Katrina, em 28 de agosto de 2005. Imagem de satélite realçada por Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team, NASA/GSFC

Furacão Hellene. Imagem capturada por um ônibus espacial, em 2006.Essa imagem é interessante, pois mostra a grandiosidade do furacão, quando comparado ao tornado: na foto,é possível ver a curvatura da Terra! Fonte: NASA/Science Faction/Getty Images

 

Para saber mais sobre tornados, leia os seguintes posts:

Como se formam os tornados?

Céu esverdeado e tornados

Veja o tornado que ocorreu em Nova Andradina -MS.

A foto mais antiga de um tornado.

Construindo um óculos 3D para ver um vídeo sobre tornados.

E também veja o post que complemente este: Tornados e Furacões são o mesmo fenômeno?

 

E para saber mais sobre furacões, leia:

Por que furacões tem nomes de mulheres?

Qual a diferença entre ciclone e furacão?