Por que a previsão de temperatura varia tanto? (exemplo: minima de 16º e máxima de 24º) O que causa essa variação?



A temperatura não é constante ao longo do dia. Logo pela manhã, próximo ao horário do nascer do sol, a temperatura é mais baixa. Pouco depois do meio dia, lá pelas 14h, o Sol já aqueceu suficientemente a superfície da Terra e esta por sua vez já aqueceu suficientemente a atmosfera. Assim, temos a temperatura máxima. Quem precisa sair muito cedo de casa, normalmente sente isso. Pela manhã, precisa carregar um casaco fino. No início da tarde, ao sair para almoçar, por exemplo, nota que  precisa tirar o casaco.

Então, todas as vezes que você ver a previsão do tempo e a apresentadora disser minima de 16ºC e máxima de 24ºC, ela está se referindo entre quais valores a temperatura irá variar ao longo do dia. Eu vou dar um exemplo prático do dia 26/03/2011. Nesse dia, ilustrado na Figura 1, a temperatura máxima medida foi de 31,1°C e a mínima medida foi de 18,3°C. Quer dizer, ao longo de todas as horas desse dia, a temperatura oscilou entre esses valores.

Relembrando uma coisa: o exemplo expresso na Figura 1 corresponde a valores medidos (medidos por um termômetro, coletados a cada hora). Os valores dados na TV são valores previstos, ou seja, são utilizados programas de computador bastante específicos chamados modelos meteorológicos, que através de equações da Física e da Matemática  que descrevem a atmosfera, fazem uma previsão das condições de tempo dos próximos dias. Com essa previsão, que é divulgada na TV e em outros meios de comunicação, as pessoas podem se programar para suas atividades diárias. E normalmente os valores previstos ficam muito próximos  dos valores medidos (se faz essa checagem para verificar se o modelo meteorológico está operando corretamente).

Figura 1: Exemplo de variação de temperatura ao longo das horas do dia 26/03/2011. Dados da Estação Meteorológica do IAG-USP