Dica de livro: Children’s Weather Encyclopedia – Louise Spilsbury. Parragon



 

Desde que comecei a escrever no blog, comecei a procurar materiais de qualidade que pudessem enriquecer meus posts. Na faculdade, nós meteorologistas aprendemos como os fenômenos se formam, mas muitas vezes não sabemos explicar esses fenômenos para outras pessoas usando termos de fácil compreensão para que o público geral possa compreender. Por isso sempre elogio o trabalho da Flávia Freire. Ela é uma comunicadora, foi treinada e estudou para transmitir informação para a população. E ela tem feito isso muito bem na apresentação da previsão do tempo no Jornal Nacional.

Os livros didáticos me ajudam a explicar os fenômenos, usando exemplos fáceis e imagens interessantes. Um desses livros é o Children’s Weather Encyclopedia (Enciclopédia Infantil do Tempo), de autoria de  Louise Spilsbury, da Editora Parragon Books. Você pode acessar mais informações técnicas (editoras, onde comprar, etc) nesse link do Google Books. Não estou fazendo nenhum tipo de publieditorial, mas comprei minha edição na FNAC, uma livraria grande e bastante conhecida. Veja aqui.

O livro foi editado em duas versões:

– uma pequena, de bolso, ideal para as crianças levarem em viagens. Essa edição é a mais barata e foi a que comprei (aqui). Quando comprei, estava em promoção e paguei uns R$13,00, mas agora está R$18,00.

– e uma edição em tamanho maior, mais cara, porém as ilustações e fotos são maiores. O conteúdo, no entanto, é o mesmo (veja aqui).

Detalhe importante: o livro é em inglês. A maioria dos livros de meteorologia são nesse idioma, principalmente os livros mais didáticos. Há alguns livros técnicos de meteorologia escritos em português, mas eles são mais indicados para estudantes de nível técnico e superior. Eu sei que o idioma pode ser um problema, mas eu tenho observado que as crianças tem se interessado muito em aprender inglês. Muitas já tem aulas do idioma na escola desde os primeiros anos de ensino. Então creio que esta dica pode ser interessante para muitos pais e alunos.

O que o livro aborda? A maior parte do conteúdo de meteorologia básica. Ou seja: fala de furacões, nuvens, tornados, chuva, orvalho, geada, etc. O conteúdo é abordado de maneira bastante clara e simples, ideal para alunos de ensino fundamental que já tenham noções de inglês. O vocabulário é bem simples e de fácil compreensão. A diagramação do livro, com muitas cores, várias imagens e caixas de texto, tornam a consulta e a leitura bastante agradáveis. O papel das páginas é de alta qualidade e lembra um papel de folha de revista, porém mais grosso. Não conheço nada sobre tipos de papel, como vocês podem notar 🙂

Na verdade,  o ideal mesmo seria publicar este livro em português. E essa é uma dica para as editoras brasileiras: podem me convidar para o projeto :). Mas de qualquer maneira, deixo a dica para os pais, alunos e professores, pois trata-se de um ótimo livro.

Número de stephenkingzinhos:

stephstephstephsteph