Dúvidas dos leitores – seca na Bahia e bóias meteorológicas



Olá pessoal

Nesse post, venho responder duas dúvidas dos leitores José Batista e Paula.

O José Batista pergunta quando vai chover na Bahia (principalmente em sua cidade, Feira de Santana), porque já é maio e a chuva ainda não chegou. Na região de Feira de Santana, assim como na maior parte do interior da Bahia, o período mais chuvoso vai de  março a setembro.  Então a preocupação do José é muito válida, porque segundo ele é maio, e até agora a chuva não chegou.

Aqui no Meteorópole falamos apenas dos fenômenos meteorológicos, do clima e de curiosidades sobre Meteorologia. Não realizamos previsão do tempo. Recomendo o site da Climatempo, para se manter informado sobre a previsão do tempo em sua cidade. Basta digitar o nome da cidade e acompanhar diariamente a previsão do tempo. Uma excelente ferramenta de planejamento.

Sobre a seca no Nordeste, já escrevi este post. Ontem, a Climatempo divulgou uma nota sobre a seca. De acordo com a nota, a seca deve prosseguir na maior parte do semi-árido nos próximos dias. Chequei a previsão do tempo para algumas cidades do interior baiano (Abaíra, Feira de Santana, Seabra) e o quadro é desanimador. As chuvas estão irregulares nesta região desde o início do ano. Como disse nesse post, as causas da seca no interior do Nordeste são bastante variadas. Ao que parece, a grande culpada na seca deste ano é a temperatura mais baixa das águas do Oceano Atlântico no litoral de boa parte do Nordeste (da Bahia até Pernambuco). Quando a temperatura do oceano nessa região fica baixa, o movimento ascendente fica desfavorecido, limitando ou impedindo a formação de nuvens. Infelizmente, José Batista e demais moradores de Feira de Santana, ainda não há previsão de chuvas. Mas continuem acompanhando as previsões.

A Paula fez uma pergunta sobre boias meteorológicas. Eu nunca trabalhei com meteorologia voltada à oceanografia, Paula, então nunca vi uma boia dessas. Apenas li sobre elas. Sei que elas são utilizadas para medir dados meteorológicos sobre o oceano. Enquanto no continente temos estações meteorológicas de superfície para medir dados de temperatura, umidade relativa, pressão, chuva, etc, essas mesmas variáveis são medidas sobre o oceano usando as boias meteorológicas. Os instrumentos são eletrônicos e os dados são transmitidos via rádio/internet. Algumas boias possuem cartões de memória e então periodicamente um técnico precisa ir até elas para recolher este cartão de memória e fazer o download dos dados em um computador.

Algumas boias meteorológicas também fazem o monitoramento do oceano. Fazem medidas da temperatura da superfície do mar e também medidas de temperatura em diferentes profundidades. Podem fazer medidas de salinidade, velocidade das correntes, enfim, depende da aplicação e da necessidade da pesquisa.  Você pode ler mais a respeito em sites de fabricantes (como este) e no site da marinha, no Programa Nacional de Boias.

Se você também tiver duvidas sobre meteorologia, me escreva. 🙂