Qual a melhor época para viajar e ver uma aurora boreal?



Já escrevi sobre auroras aqui. Mas recentemente respondi a essa pergunta e decidi publicar minha resposta aqui também, pois certamente ajudará outras pessoas.

Auroras Polares ocorrem nos dois hemisférios, em regiões bem próximas aos pólos. Nas proximidades do Pólo Sul, é chamada de Aurora Austral e nas proximidades do Pólo Norte, é chamado de Aurora Boreal. As Auroras Boreais são mais famosas que as Auroras Austrais. O principal motivo é simples: ao observarmos o mapa mundi, notaremos que há mais área de continente no Hemisfério Norte do que no Hemisfério Sul. Ou seja: há mais cidades próximas ao pólo norte do que ao pólo sul.

Sendo assim, falaremos especificamente das auroras boreais. A grosso modo, o que posso dizer é: quanto mais próxima do polo norte for a cidade, maior a possibilidade de se ver uma aurora boreal. Daí entra o conhecimento técnico do profissional da área de turismo para verificar qual cidade mais próxima ao pólo norte reúne mais condições de infra-estrutura (hospedagem, transporte, aeroporto próximo, etc).

Os países que mais recomendo são Canadá (especificamente norte do Canadá) e os países da Escandinávia (principalmente norte da Suécia, Noruega e Finlândia). O Fenômeno também pode ser visto no norte da Rússia e no estado americano do Alasca.

Com relação a época ocorrência deste fenômeno, depende de alguns fatores. É um fenômeno que depende da atividade solar. Quanto maior a atividade solar, maior a chance de termos auroras. A atividade solar passa por picos a cada 11 anos. Segundo os observadores do Sol, o astro está em um desses picos de atividade desde 2011 e é provável que continue nesse máximo de atividade até esse ano. Recentemente temos ouvido notícias sobre problemas nas telecomunicações e notícias de auroras boreais também, diretamente associadas a este pico solar. Em março tivemos uma intensa atividade solar, que foi bastante noticiada.

Como os picos são a cada 11 anos (aproximadamente), é bem provável que o próximo pico seja apenas por volta de 2023. O pico de atividade solar favorece e aumenta a ocorrência da formação de auroras, mas não significa que não ocorram auroras fora desse período. Elas também ocorrem, mas são mais frequentes e mais bonitas nos períodos de pico de atividade solar. Se o interessado em ver de perto as auroras boreais viajar nos períodos de maior atividade solar, maiores serão as chances de ver o fenômeno.

O campo magnético da Terra também fica mais susceptível a auroras nos meses de abril e outubro. Como a gente pode extrapolar um pouquinho esse período, eu diria que durante o outono e a primavera do Hemisfério Norte, há mais chances de vermos auroras boreais.

Resumindo: como o Sol está em pico de atividade no momento, sugiro uma viagem em outubro desse ano (ou em outros meses do outono do hemisfério norte). Veja bem, isso não significa que eu GARANTO a ocorrência de auroras durante a viagem, estou apenas dizendo que a possibilidade é muito maior.

Leia mais:

Wikipedia (Sei que muitas pessoas torcem o nariz para a wikipedia, mas esse artigo está com boas referências. Todos artigos da Wikipedia que indico aqui  considero relativamente completos).