Suposta tromba d’água danifica construções e fere duas pessoas em São Sebastião-SP



Hoje pela manhã vi essa notícia. Noticiaram que uma tromba d’água se formou no oceano, bem próximo a  a costa, na praia de Juquehy, localizada em São Sebastião.

Trombas d’água são fenômenos muito semelhantes aos tornados e normalmente são bem menos destrutivos. Ao que parece, essa tromba d´água se deslocou para a praia, atingindo as construções mais próximas a orla. O dono de uma pousada atingida calcula um prejuízo de 200 mil reais. Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

Fiquei um pouco na dúvida se tratava-se de uma tromba d’água. Outros fenômenos meteorológicos podem causar esse tipo de dano (como downburst, por exemplo). Pela filmagem da Globo, não consegui ver muitas coisas retorcidas. Quando ocorre um tornado, uma grande característica dos danos causados é ferro e lataria retorcida. Porém, quando vi o final das imagens e li sobre os relatos de quem viu o fenômeno, fica bastante claro pra mim de que realmente foi uma tromba d’água. Quem viu o fenômeno disse que a água parecia ser sugada pelas nuvens, formando uma espiral.


Veja também essas notícias recentes sobre tornados:

Tornado filmado no sul da França.

Tornado mata uma pessoa e fere outras 30 no Japão.

UPDATE: Reproduzo aqui o comentário do Marco, que achei bastante interessante para complementar esse post:

Bem, se os vídeos e as imagens que foram disponibilizadas foram mesmo do evento, havia um “water spout” associado a nuvens de tempestades próximo a costa. Digo “se” pois houve um problema semelhante no PR alguns meses atrás onde um internauta postou uma imagem de um tornado nos EUA dizendo que havia ocorrido aqui (mas esse é outro problema).
Quanto aos danos, para aparecer detritos retorcidos é preciso que tenha materiais assim para que isso aconteça. Lá a maioria das casas era de madeira e alvenaria, e essa característica não aparece nesses materiais. Tem um link, que não sei se vc acessou, com mais fotos do evento e dos estragos.