Um ‘dustnado’ é filmado no Texas

Caçadores de tempestades do Texas capturaram o vídeo de um tornado de poeira, também conhecido por diversos outros nomes: dustnado, demônios de poeira, etc. Os moradores da cidade atingida (Paducah) relataram que vidros foram quebrados em alguns automóveis e dano estrutural bastante leve.

Dust Devils (ou demônios de poeira) são fenômenos de rotação em pequena escala. Reparem no vídeo abaixo: eles são relativamente pequenos, se comparados a outros fenômenos meteorológicos. Podem ser são ainda menores (veja aqui). Diferentemente dos tornados, não estão associados a grandes tempestades ou tempo severo. O ar em rotação só torna-se visível devido a presença de poeira ou detritos pelo chão.

Conforme o ar se aquece ao longo do dia, principalmente em regiões no interior do continente (como o meio-oeste dos Estados Unidos ou o interior do Brasil), ele torna-se leve e sobe.  Esse fenômeno, tratado várias vezes aqui no blog é chamado de convecção e é responsável por formar nuvens. Mas em alguns casos, o ar quente em movimento ascendente pode gerar um vortex que captura pequenos grãos de areia, solo ou poeira, formando redemoinhos que se movem de maneira devagar e geralmente inofensiva. São comuns em regiões quentes e áridas.

Eu digo “geralmente inofensiva” pois no vídeo abaixo, como eu disse no primeiro parágrafo, alguns danos ocorreram na cidade. Entretanto, foram danos que nem se comparam aos danos extremos causados por tornados, que infelizmente acabam envolvendo a perda de vidas.

Fontes:
Glosário da AMS.

Vídeo do The Weather Channel

Quer ver mais vídeos de dust devils? Aqui neste tópico do nosso parceiro, o fórum MeteoBrasil, os participantes discutiram este interessante fenômeno. Vários vídeos foram postados.