Beakman diz como atrair as crianças para a ciência



Sou uma grande admiradora de Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista Beakman em um programa de divulgação científica que fez muito sucesso nos anos 90.O programa chamava-se O Mundo de Beakman infelizmente não está mais na grade de programação da TV Cultura. Até março/2012 ainda fazia parte, mas infelizmente tiraram. Uma pena.

No programa, Beakman ensinava ciências de maneira bastante divertida. Fazia experiências, piadas e interpretava outros personagens. Ele tinha um assistente chamado Lester, que se vestia de rato de laboratório e era muito engraçado. Infelizmente Mark Ritts, o ator que interpretava Lester, faleceu em 2009. Além de Lester, Beakman contava com a ajuda de uma assistente, que podia ser Liza, Josie ou Phoebe, dependendo da temporada.

O programa certamente foi um dos elementos que me inspiraram a seguir a carreira de meteorologista.  Já usei vídeos do programa aqui no Meteorópole, quando falei sobre barômetro, por exemplo.

Recentemente, Paul Zaloom esteve no Brasil para participar de um evento. Deu algumas entrevistas, como esta concedida a Veja: