Crescimento urbano intensifica temporais em São Paulo, dizem especialistas



Veja reportagem completa aqui. A reportagem é de fevereiro de 2012, mas vi apenas agora. O Prof. Augusto Pereira, do IAG-USP foi ouvido por repórteres da BBC. A reportagem da BBC está bem escrita e bastante didática.

Esse assunto sempre é tratado nos meios de comunicação. A ilha de calor formada sobre a cidade de São Paulo favorece o aumento da quantidade de chuvas. Falei sobre esse assunto neste post.

Gosto de ressaltar que apesar dos temporais terem se intensificado, é importante cobrar ações do poder público. Limpeza de bocas de lobo com frequência adequada, planejamento urbano, mais áreas verdes e um bom programa de habitação popular são estratégias fundamentais para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo. Sem esquecer de mencionar que mais investimentos em transportes públicos também é fundamental.

Não estamos na época das chuvas intensas (que ocorrem de dezembro a março), mas a preocupação com este tema precisa ocorrer o ano todo. Acompanhem outras notícias (e reveja notícias antigas) sobre enchentes em São Paulo-SP aqui. É um material excelente para discussão em sala de aula.

Isso precisa acabar! A população já está cansada!

Fonte da imagem: SOS Rios do Brasil