Dica de Livro: Cleópatra – Uma Biografia

Desde que comecei a escrever sobre dicas de livros aqui no Meteorópole, alertei que acabaria falando sobre livros que não tem muito a ver com meteorologia. Não tem problema pois, na minha opinião, são livros excelentes de qualquer maneira :).

O livro que indico esta semana é um livro que estou lendo (cheguei na metade!) chamado Cleópatra: uma biografia, da autora Stacy Schiff.

O livro narra a história de Cleópatra. A história verdadeira, não estou falando do romance de Shakespeare! Para escrever esse livro, a autora Stacy Schiff leu bastante. Estudou relatos de historiadores romanos, leu documentos da época em que a famosa rainha viveu, pesquisou muito sobre os antepassados de Cleópatra e sobre os locais onde viveu. O livro fala bastante sobre a cidade antiga de Alexandria, que foi uma grande capital comercial, cultural e educacional do Mundo Antigo e que ficou famosa por sua lendária biblioteca.

A autora também fala das diferenças entre o Egito Antigo e o Império Romano. Além da suntuosidade da cidade de Alexandria em comparação a Roma, as mulheres egípcias tinham muitos direitos e eram equiparadas aos homens na maior parte das leis, quando comparadas com as mulheres romanas. Mulheres egípcias podiam herdar propriedades, participar de transações financeiras, escolher seus próprios companheiros, trabalhar, estudar e outros direitos que as romanas não tinham. Achei fabuloso!

Outro ponto abordado no livro que também achei bastante interessante (ainda não terminei de lê-lo), é a provável aparência de Cleópatra. A cultura pop do século XX fez com que associássemos Cleópatra a Elizabeth Taylor, na adaptação para o cinema da obra de Carlo Maria Franzero. Entretanto, Cleópatra dificilmente deve ter tido essa aparência tão deslumbrante. Cleópatra tinha o nariz adunco e era baixinha. Provavelmente era morena e tinha cabelos ondulados.

Cleópatra era bem diferente de Nefertiti, a rainha egípcia que ficou famosa devido sua figura esculpida na forma de um lindo busto. Cleópatra era de origem grega-macedônia, provável descendente de Alexandre, o Grande. Entre Nefertiti e Cleópatra há 1000 anos de separação. Na época de Cleópatra, as pirâmides e as esfinges já eram bastante velhas e tinham até pichações!

E sabem de uma coisa? Encontrei um pouquinho de meteorologia no livro. O regime de cheias do Nilo (que tem tudo a ver com a quantidade de chuvas) é fundamental nas decisões políticas. Se o Nilo não enchia como deveria, as colheitas eram deficientes e a população passava fome. Muitas das decisões de Cleópatra basearam-se no regime das cheias do Nilo. E é bastante provável que, quando criança, Cleópatra tenha estudado sobre esse assunto. Também sobre os estudos, Cleópatra deve ter estudado sobre muitas outras coisas, já que ela viveu na cidade de Alexandria. Provavelmente estudou filosofia, geometria e literatura (é bem provável que tenha estudado a Odisséia, por exemplo). A maior parte sábios e estudiosos daquele tempo viviam naquela cidade.

Na obra, Cleópatra não é tida como uma mulher sedutora ou manipuladora. É na verdade uma mulher bastante astuta (lembrando que ela teve uma ótima educação) e sortuda também. No filme estrelado por Elizabeth Taylor, Cleópatra é uma mulher que seduziu a Júlio Cesar e a Marco Antônio. No livro de Stacy Schiff, Cleopatra é uma mulher muito inteligente que soube aproveitar as oportunidades e casou com as pessoas certas para manter a soberania do Egito. É provável que ela fosse bem articulada e fizesse brilhantes discursos, já que foi educada por tutores brilhantes de seu tempo.

Gente, esse não é um blog de história! Leia o blog da Kerol, se quiserem aprender sobre esta matéria! Eu realmente estou adorando o livro e acabei me empolgando neste relato. Indico esse livro para aqueles que se interessam pela história do Egito Antigo. Creio que é necessário ter algum conhecimento básico de história da Antiguidade, pois dessa maneira, a leitura do livro é melhor aproveitada. É um livro voltado para adolescentes e adultos.

Por fim: recomendo!

Número de stephenkingzinhos:

stephstephsteph