Dúvidas dos leitores – materiais de estrelas



Recebi uma dúvida do Lucas, aluno de minha prima Jeane (sim, tenho muitas primas que são ótimas professoras!!!).

A Jeane mostrou o Meteorópole para seus alunos do quarto ano em uma aula de informática. Um desses alunos, o Lucas, decidiu fazer uma pergunta. Segundo a Jeane, ele é um ótimo aluno e é bastante interessado :). Fico tão feliz quando sei de alunos assim 🙂

Bom, a dúvida do Lucas é sobre astronomia:

onde é q fica a materia das estrelas?

Como meu conhecimento sobre astronomia é muito básico, pedi ajuda a uma queridíssima colega astrônoma, a Dr. Fabíola M. A. Ribeiro (@fabiolamariana). Abaixo a resposta que ela deu:

O Universo é composto de matéria, átomos como hidrogênio e hélio, além de moléculas. Temos moléculas simples até as mais complexas. Existem até regiões do universo onde detectamos a presença de ácido acético, isso mesmo, vinagre, como o da salada.

Esses átomos e moléculas se concentram em regiões chamadas nuvens moleculares, que em condições especiais colapsam, dando origem às estrelas.

O material mais abundante no Universo é o hidrogênio. No interior das estrelas o hidrogênio é convertido em hélio e outros átomos mais pesados. Se esta estrela vir a explodir como uma supernova (vai depender de sua massa), esses átomos são lançados de volta para o meio interestelar, e poderão participar da formação de uma nova estrela.

E como os átomos formados no interior das estrelas compõe tudo o que existe no universo (leia mais aqui), podemos dizer que somos feitos de poeira de estrelas. Lindo né?

Recomendo este link para mais informações.

Obrigada, Lucas! 🙂

Obrigada, Fabíola! 🙂