O trânsito de Vênus

O Meteorópole é um blog sobre meteorologia, mas como astronomia é uma ciência afim, sempre acabamos falando um pouquinho sobre assuntos relacionados à astronomia por aqui. Algumas vezes, peço ajuda para queridos colegas que tem mais conhecimento na área. Também indico links e outras fontes de informações confiáveis, para que meus leitores possam ter acesso a informação de qualidade.

Semana passada tivemos o Trânsito de Vênus, fato que a imprensa noticiou bastante. Mas, o que é isso? Como sempre digo para vocês, eu não sou astrônoma. O conhecimento que tenho é básico, aquele que se aprende na faculdade de meteorologia. E também aprendi algumas coisas através de minha curiosidade, já que astronomia é uma ciência fascinante e está bastante relacionada com a Meteorologia: as duas olham para  o céu!

Contei para vocês aqui que recentemente conheci o programa Céu da Semana. É um programa veiculado através deste canal do Youtube. Recomendo para todos os amantes de astronomia! É uma excelente iniciativa de divulgação científica.  O Gustavo Rojas falou um pouquinho sobre o Trânsito de Vênus:


O que me deixou de cabelo em pé e me levou a escrever esse post foi que ouvi em um programa de TV (agora não me lembro qual), que Vênus ficaria mais perto do Sol. Gente, eu fico preocupada! A ciência é sempre muito mal noticiada pelos meios de comunicação. 🙁

E por fim, o meteorologista Tim Pandajis compartilhou a seguinte imagem no Facebook (que achei bastante didática):

E é claro que vou traduzir a imagem acima para vocês :). Veja a versão traduzida abaixo:

Sabem o que é triste? Esse evento só vai acontecer novamente em 2117 :(. Mas tudo bem, pelo menos temos um vídeo (obrigada, @mserrano!)