Ah, o ‘inverno’ em terras tropicais…



A Climatempo  divulgou que ontem foi registrada a tarde mais quente do inverno no Rio de Janeiro, com 33,7ºC!!!

Fonte: Página do Facebook de Climatempo.

Imaginem só ter uma máxima temperatura de 33,7°C em pleno inverno. Os amantes de dias quentes devem ter amado. Por mais estranho que pareça, esse tipo de situação é comum no inverno de regiões de latitudes baixas (regiões próximas da Linha do Equador), já que a quantidade de radiação solar que chega até essas regiões pouco varia ao longo do ano. O que define o clima em regiões tropicais é o regime de chuvas. No Rio de Janeiro-RJ esse período do ano é a estação seca: as chuvas são bem escassas. E para ajudar essa situação, estamos com uma enorme massa de ar seco sobre a maior parte do país. Essa situação é bem típica de inverno. As chuvas ficam concentradas em uma faixa da Região Sul (áreas do Paraná e de Santa Catarina) e no sul do Mato Grosso do Sul. Boa parte do país fica seco e com pouca ou nenhuma nebulosidade (veja imagen de satélite abaixo).Haverá chuva na porção oeste da Região Norte (onde as nuvens se formam devido ao calor intenso e presença de umidade) e parte do litoral da Região Nordeste (linhas de instabilidade vindas do oceano):

Nessa imagem de satélite, fornecida pelo CPTEC/INPE, é possível ver que a maior parte do Brasil está sem nuvens. Uma faixa de nuvens cobre os estados de Santa Catarina e sul do Paraná, regiões que estão com o tempo fechado e chuva nos últimos 2 dias. Essa imagem é de hoje (27/07/2012) as 11:30UTC (que corresponde a 8:30 horário de Brasília) e é do canal IR (infravermelho).

Esse calor de inverno causado pela presença dessa massa de ar seco é muitas vezes chamado de veranico. Um pequeno verão, fora de época. Quem gosta de passear na praia deve estar adorando. Abaixo, alguns mapas com a previsão do tempo, obtidos no site da Climatempo. Apesar da previsão de não ocorrência de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, não se enganem: a manhã deve ter sido bem fria, o que deve continuar na manhã de sábado. Deve ter ocorrido geada no sul do Rio Grande do Sul, na região de fronteira com o Uruguai. Vou checar com os colegas do MeteoBrasil.

Nessa imagem bastante clara da Climatempo, indicando a previsão de chuva para esta sexta-feira (27/07/2012), vemos chuva forte apenas no sul do Matro Grosso do Sul e no leste de Santa Catarina e Paraná. Boa parte dos estados de Paraná e Santa Catarina ficarão com o tempo bastante nublado. No oeste da Região Norte, há previsão de chuva também.

 

Agora pensem no seguinte contraste: os moradores da Região Sul do Brasil não devem entender o que isso quer dizer. As máximas por lá nos últimos dias não tem passado dos 18°C. Por lá, falar em estações de ano (inverno frio e verão bem quente) faz mais sentido.

Lembrando que a intenção do Meteorópole não é realizar a previsão do tempo. Meu objetivo é divulgar a meteorologia e eventualmente falar sobre fatos atuais, para ensinar meus leitores. Comecei esse post falando da temperatura no Rio de Janeiro e acabei falando de boa parte do Brasil. A meteorologia não tem limites!