Astrobiologia – Estudando a vida no Universo

Se você estiver na USP no dia 16/08/2012, não deixe de conferir a palestra Astrobiologia – Estudando a vida no Universo.A palestra será às 12h e será proferida pelo Dr. Douglas Galante. De acordo com o material de divulgação:

A astrobiologia é um ramo recente da ciência que utiliza ferramentas da astronomia, biologia, física, química e geologia para compreender um dos sistemas mais complexos do Universo, a vida – seu surgimento, evolução e possibilidade de existência fora da Terra. Será apresentada uma visão sobre o desenvolvimento dessa área de pesquisa e também as oportunidades de pesquisa e estudo junto ao Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, do qual faz parte o primeiro laboratório dedicado à astrobiologia do Brasil – AstroLab, sendo instalado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. O objetivo deste laboratório é o de explorar os ambientes extremos de nosso planeta, compreender os mecanismos biológicos de adaptação de microrganismos extremófilos, testar a possibilidade de sobrevivência em condições encontradas em outros planetas e propor maneiras de detectar a existência de vida extraterrestre, utilizando uma abordagem multidisciplinar e coordenada por especialistas de diferentes áreas de pesquisa.

Essa palestra faz parte de um ciclo promovido pelo Departamento de Astronomia do IAG-USP. São palestras de divulgação científica que ocorrem todas as quintas-feiras ao meio dia. Confira a programação deste semestre, com outras palestras, aqui.