Aumente sua biblioteca – Aquecimento Global? – Shigenori Maruyama



O aquecimento global é um assunto que gera bastante discussão na comunidade científica. Retirando os interesses escusos (como os interesses que os países ricos tem em diminuir sua responsabilidade pelas emissões de gases de efeito estufa), a discussão é muito válida e importante. Através da discussão, os pesquisadores reavaliam seus trabalhos, fazem novas pesquisas, buscam por mais dados e informações, conduzem novos experimentos, etc.

Sendo assim, a discussão é que faz com que novas descobertas sejam feitas. Além disso, é sempre bom conhecer um novo ponto de vista. O livro Aquecimento Global?, de autoria do geólogo japonês Shigenori Maruyama e traduzido por Kenitiro Suguio é um livro que propõe um olhar frio sobre a unanimidade do aquecimento global. Na verdade, o autor propõe que a Terra está na verdade esfriando. Veja o texto de divulgação da Oficina de Textos:

No mínimo, um olhar frio sobre a unanimidade da questão do aquecimento global. Um contraponto cientificamente bem fundado à histeria de ambientalistas alarmistas que não questionam cientificamente os fenômenos naturais indubitavelmente em curso, olvidados dos estudos e pareceres ora dominantes.

Disseca aspectos da iminência de mudanças climáticas no planeta: a ciência, a economia, a política e a ética, argumentando que a Terra está na verdade às vias de um esfriamento global e esta sim, é uma ameaça devastadora. Basta observar as oscilações climáticas de nossa era geológica.

O autor responde de maneira contundente aos alarmistas do aquecimento global e aos ideólogos cientificamente desinformados que têm desvirtuado as tendências ambientais, pressionando por medidas preventivas economicamente impraticáveis, apoiadas em relatórios de modelos incompletos e exagerados. Ele ainda argumenta que o que realmente faz sentido é primeiro concentrar nossos recursos em preocupações mais imediatas, tais como água potável e suprimentos de alimentos, que podem ser abordados com uma fração do custo e salvar milhões de vidas já nos próximos 20 anos.

Shigenori Maruyama explica que a paixão motivadora dos alarmistas do aquecimento global é, de fato, um desejo de controle político e manipulação econômica e que muitas das saídas sendo propostas são na verdade um atalho para um planeta cada vez menos saudável e uma sociedade cada vez mais pobre.

Um livro inovador e intelectualmente estimulante que oferece uma perspectiva mais abrangente sobre as reais questões climáticas, baseada tanto nas necessidades humanas quanto nas preocupações ambientais. Aquecimento Global? coloca em cheque mitos politicamente corretos que estão pondo em risco tanto a Terra como os seres humanos que nela vivem.

Estou com muita vontade de ler esse livro. É bastante questionador e um tanto polêmico. Mas não é daquelas polêmicas gratuitas, em que o autor fala coisas apenas para ganhar notoriedade. Na obra são apresentados argumentos científicos, que o autor usa para posicionar seu ponto de vista. Particularmente, eu sigo o senso comum e realmente acredito que há evidências que indicam um aquecimento global. No entanto, quero muito ler esse livro para provocar minhas convicções. É assim que a gente aprende :).

Ele está a venda aqui e custa apenas R$32,00.

P.S.: Esse é um post publicitário.