Furacão Isaac – clima de alerta toma conta de diversas cidades norte-americanas



Dia 24/08 (último sábado) falei da tempestade tropical Isaac, que ganhou força nos dias seguintes e agora ameaça a cidade de Nova Orleans.

A figura acima foi compartilhada pela página da MeteoBrasil, mas é originária do NHC. Trata-se de uma previsão (usando modelos de previsão do tempo) da evolução da tempestade tropical Isaac, que a esta altura já é um furacão.

As linhas pretas indicam as isóbaras, linhas de igual pressão. Como o furacão é um centro de baixa pressão, vemos várias linhas concêntricas diminuindo o valor.

As cores indicam a velocidade dos ventos. Quanto mais próximo do centro do furacão, maior a velocidade. A velocidade máxima prevista para o furacão é superior a 200km/h, o que já é considerado categoria 3 de acordo com a escala Saffir-Simpson.

A figura trata-se de uma previsão para  OOUTC (horário de Greenwich) do dia 29 de agosto de 2012, horário aproximado em que o furacão deve atingir muitas cidades do litoral sul norte-americano, incluindo a cidade de Nova Orleans. Lembrando que a cidade foi atingida pelo destrutivo furacão Katrina há quase 7 anos, o que certamente deixa a população da cidade muito apreensiva e assustada. O presidente Barack Obama já decretou estado de emergência.

O furacão Katrina chegou a atingir a categoria 5 na escala Saffir-Simpson.