Links de quinta

Vi aqui.

Há duas semanas não publico links de quinta. Mas tudo bem, prometo compensar :).

– Recomendo muito este livro. O preço está ótimo e vocês me ajudam (publicidade)

– Meu texto sobre memórias da infância, publicado no portal Mãe das Arábias.

– Destaque para as enchentes em Bangladesh, no final do mês passado e início deste mês. Bangladesh é um pequeno país asiático a leste da Índia. É um país muito pobre e a maior parte de seu território encontra-se abaixo do nível do mar. Com a chegada das monções, todos os anos as chuvas fortes acabam com o país. Um cenário muito triste;

– Adoro pesquisar sobre a história do Império Romano. Recentemente, uma notícia ganhou bastante destaque: arqueólogos encontraram restos de uma estrada de 1800 anos atrás. O trabalho de arqueologia é fascinante. Fico admirada como esses profissionais conseguem encontrar evidencias que para muitos de nós passaria desapercebida: restos de cerâmica, restos de fogueira, resquícios de construções, etc.

– Dica muito bacana para professores de geografia: Mapas para Colorir. Muitos professores de geografia usam mapas em suas aulas e o recurso de colorir o mapa normalmente ajudam os alunos a compreender as divisões políticas, o relevo, o clima, etc. Nesse site, há um grande acervo de mapas prontos para serem impressos e coloridos. Tenho certeza que esse site pode ajudar muitos professores.

– Começa HOJE a Feira de Profissões da USP. Mais informações aqui. Uma excelente dica para quem pretende tirar dúvidas e saber qual carreira seguir.

– E todos os dias vemos notícias sobre mudanças climáticas. De um lado, os céticos, que duvidam dos resultados e das pesquisas que apontam para um aquecimento antropogênico. Do outro lado, os pesquisadores que chegaram as conclusões de aquecimento antropogênico. Uma notícia de destaque essa semana foi a mudança de ponto de vista do Prof. Richard Muller. O Prof. Muller não acreditava que o aquecimento global fosse causado por fontes antropogênicas. Após um estudo de grande escala, seu ponto de vista mudou. Vale a pena ler a notícia.

– Outra notícia de destaque foi a chuva de granizo que cobriu várias localidades  do sul do Rio Grande do Sul na manhã de quarta-feira (ontem, dia 01/agosto). A meteorologista Estael Sias deu destaque a este fenômeno no blog da MetSul e a GloboNews possui imagens impressionantes.

– Pelo mundo, temos tufão (sinônimo de furacão) e temporal que atingiram as Filipinas. Ondas gigantes se formaram. Enchentes cobriram várias localidades. Confira aqui.

– A meteorologia de outros planetas é muito interessante. A gente vê cada coisa bizarra, que nem imaginávamos que existia. Um exemplo é o pilar de vórtice que ocorreu 321 km acima das nuvens da atmosfera nebulosa da lua Titã de Saturno. Os cientistas ainda estão analisando as imagens da Cassini para entender do que se trata este fenômeno. Veja aqui.

– Artistas brasileiros criam labirinto de livros. Veja aqui. Uma obra de arte maravilhosa, que nos lembra da importância da leitura.

– Quem se protege bastante da radiação Solar (como eu!) precisa de suplementação de vitamina D? Esse post fala das mais recentes pesquisas sobre este assunto.