Links de Quinta



Pôr-do-sol em Marte

Em 19 de maio de 2005, o robôzinho Spirit Rover estava explorando Marte e capturou essa belíssima imagem do Sol se pondo naquele planeta. Na verdade, consiste na composição de várias imagens montadas em uma panorâmica.

As imagens de poente e nascente são ocasionalmente obtidas por cientistas para determinar indiretamente a quantidade de poeira que penetra na atmosfera marciana ou para procurar por nuvens de gelo que possam estar no horizonte.

Aqui na Terra, sabemos a quantidade de poeira em nossa atmosfera da mesma maneira. Sabe aqueles dias em que o pôr-do-Sol é mais avermelhado que o normal? Essa coloração indica a presença de uma quantidade maior de partículas de poeira na atmosfera.

O crepúsculo marciano é um pouco maior que o terrestre. Esse efeito ocorre porque há tanta poeira na atmosfera, que a luz solar se espalha na poeira que está na alta atmosfera. Lembra que eu contei para vocês que um dos fatores que fazem com que o crepúsculo dure um pouquinho mais é a refração da luz solar pelos gases da atmosfera? A poeira presente na atmosfera, se estiver em grande quantidade (que é o caso da atmosfera marciana), também pode aumentar a duração do crepúsculo.

Crédito das imagens: NASA/JPL/Texas A&M/Cornell

– Um dos destaques dessa semana foi o pouso bem sucedido do robô Curiosity em Marte. Esse robô fará muitas imagens do planeta, além de fazer análises de amostras do solo e do ar deste planeta. Por essa razão iniciei os links dessa semana com a bela imagem acima, tirada pelo robôzinho Spirit Rover.

– Muita gente critica o envio de sondas e robôs pelo sistema solar. E normalmente os argumentos usados são de que “muito dinheiro é gasto enquanto pessoas passam fome na Terra”. Veja os brilhantes argumentos contrário a este tipo de crítica, utilizados por esse cara aqui. Adorei 🙂

– Professores de Geografia: recomendo o KidsGeo. Muito conteúdo voltado para criança. O site está em ingles.

– Quer usar animações didáticas para aprender meteorologia? Clique aqui

– Nessa semana, um pinguim foi encontrado em uma praia do … ALAGOAS. Esse viajou longe, hein!

– Olha a sorte desses brilhantes estudantes brasileiros: puderam ver com astrônomos americanos o pouso da Curiosity. Que aula maravilhosa! Parabéns 🙂

– E por falar em pouso da Curiosity, convido vocês para a leitura. H.G. Wells, um de meus escritores favoritos, imaginou que nosso contato com os marcianos seria trágico. Leia mais aqui e fique curioso para ler “Próximo Destino: Marte”.

– Outro livro na mesma linha marciana e que também recomendo é Crônicas de Marte, de Ray Bradbury. Esse livro pode ser lido por todo mundo, sem nenhum problema. É um livro muito criativo e completamente sem restrições. Recomendo para todo mundo. Eu comprei meu exemplar em um sebo, há uns 12 anos e devo ter pago o equivalente a R$5,00.

– Eu falei ontem mas vou repetir aqui. Você tem vontade de ser meteorologista, geofísico ou astrônomo e mora em São Paulo-SP ou vai estar na cidade no dia 18/09/2012? Então leia aqui sobre as visitas monitoradas ao IAG-USP.

– E já que é para repetir: no dia 25 de agosto de 2012, o Parque CienTec, também em São Paulo-SP, vai sediar uma palesta do Prof. Dr. Roberto Boczko. O tema da palestra é “O mundo vai mesmo acabar no início do próximo verão?”. Leia mais informações aqui.

– E se você sabe de algum evento científico, curso ou palestra que está relacionada com o tema do blog? Divulgue aqui.