Oficina de Textos no XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia



Nos dias 23 a 28 de setembro ocorrerá o XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Será na maravilhosa cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Eu adoraria ir, mas vou estar trabalhando nesta semana. Eu até poderia pedir uma licença, já que trata-se de um evento profissional, mas meu colega estará de férias no mesmo período e eu vou ficar sozinha em minha função. A aquisição de dados meteorológicos e o controle de qualidade não podem parar!

Recomendo o evento aos profissionais da área,  principalmente alunos de graduação e de cursos técnicos, que podem aprender muito com as primeiras experiências em eventos.

A Oficina de Textos estará no evento, disponibilizando produções da área. Como sou afiliada do site da editora, sempre recomendo os livros da editora.

O Congresso Brasileiro de Meteorologia é um evento que ocorre a cada dois anos e é o maior evento brasileiro da área. O site oficial da edição deste ano é este. Achei o custo de inscrição no evento bem caro, principalmente para não-sócios. Isso afasta os alunos de graduação, que podem ir ao evento e quem sabe, tornarem-se sócios depois, caso achem vantajoso. Eu por exemplo, não sou sócia. Bom, tudo isso é apenas minha opinião. O lado bom de ter um blog é que eu não preciso ser totalmente imparcial.

Por outro lado (e talvez para amenizar um pouco o elevado custo de inscrição), os minicursos e outros eventos paralelos ao  evento são gratuitos para alunos (de cursos técnicos e de graduação). Ponto positivo :).

Já que a Oficina de Textos vai estar por lá, dê uma olhadinha nos títulos recomendados (e que você pode adquirir de maneira bastante segura e eficiente pelo site da editora):

– Aquecimento Global?,  de Shigenori Maruyama

– Antártica e as mudanças globais, de José Goldemberg

– Aplicações ambientais brasileiras dos satélites NOAA e TIROS-N, de Nelson Jesus Ferreira

– Fundamentos de Oceanografia, de Tom Garrison

– Meteorologia: Fatos & Mitos, de Gilberto Cunha

– Oceanografia por Satélites. de Rubens Buss de Souza (org.)

– Fundamentos de Dinâmica Aplicados à Meteorologia e Oceanografia, de Antônio Divino Moura e Marco Antonio Maringolo Lemes

– Os Oceanos, de Anne-Sophie Archambeau

– Tempo e Clima no Brasil, de Iracema F. A. Cavalcanti, Nelson J. Ferreira, Maria Assunção F. Dias, Maria Gertrudes A. Justi

– Meteorologia Prática, de Artur G. Ferreira (leia resenha aqui).

A Oficina de Textos entrega em todo o país. A Oficina de Textos tem  outro portal, o Comunitexto, com notícias e downloads. Sempre visito a seção de meteorologia para conferir as novidades.

P.S.: Este é um post publicitário