Palestra gratuita com o Prof. Dr. Roberto Boczko – “O mundo vai mesmo acabar no início do próximo verão?”

Olá, pessoal!

Venho apresentar para vocês uma dica tão legal que merece ampla divulgação. Trata-se de uma palestra do Prof. Dr. Roberto Boczko, cujo tema é: “O mundo vai mesmo acabar no início do próximo verão?”.

Eu comentei há algum tempo que este ano surgiriam muitas especulações sobre o fim do ano, por conta de uma suposta profecia deixada pela civilização maia. A mídia tratou de amplificar esta profecia e não é incomum ver pessoas desesperadas por aí. Sendo assim, essa palestra vem num momento muito oportuno, para esclarecer as pessoas e evitar desesperos e até tragédias. Sim, gente, tragédias! Infelizmente algumas seitas religiosas podem levar pessoas a fazerem coisas horríveis, principalmente quando surge alguma profecia apocalíptica. A ciência também é uma grande arma para evitar esse tipo de tragédia!

Além disso, o palestrante Prof. Dr. Roberto Boczko é um excelente professor. Tive aulas com ele na graduação, na disciplina de Astronomia de Posição. Ele ensinava  com um cuidado e com um carinho que para mim serão inesquecíveis. Ele sempre estimulou os estudantes a fazerem bons trabalhos e a terem cuidados com a apresentação dos resultados. Ele foi um de meus melhores professores da graduação. Agora ele está aposentado e fico felicíssima em saber que ele vai dar essa palestra, que é um grande evento de divulgação científica.

De acordo com as palavras dos organizadores do evento:

O mundo vai mesmo acabar no início do próximo verão?. Palestrante: Prof. Dr. Roberto Boczko, Professor aposentado do IAG-USP. Resumo do tema: Os maias criaram diferentes calendários para seus diferentes interesses tais como agricultura, vida cotidiana, e rituais religiosos. Alguns desses calendários foram amalgamados entre eles para criar eras, algumas de longa duração. Segundo a interpretação de alguns autores modernos, uma dessas eras vai terminar em 21 de dezembro de 2012 e nessa data o mundo sofrerá enormes transformações em virtude de certas características astronômicas que então ocorrerão. Nesta palestra, vamos abordar os diferentes calendários maias e os fenômenos astronômicos em que o fim do mundo é preconizado.

A palestra é totalmente gratuita e ocorrerá no dia 25 de agosto de 2012 às 17h no Parque CienTec:  Av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo). Mais informações podem ser obtidas aqui.

Anotem a data em suas agendas! Chamem seus pais, seus avós, seus professores, vizinhos, etc.