Links de quinta

Vi aqui, mas quem compartilhou foi o Meteorologia Depressão.

 Olá pessoal, mais uma edição do Links de Quinta. Nessa edição, há muitas notícias que li ao longo da semana e salvei para compartilhar com meus leitores. Também separei um teste que ajudará os vestibulandos a escolher qual carreira seguir. Vamos lá?

– Segundo a Petrobrás, o Brasil será autossuficiente em amônia. Leia mais aqui.

“Sem inovação tecnológica, não há crescimento”, dizem especialistas.

– Segundo o INPE, dados sobre o desmatamento estarão na internet quinzenalmente. Ótima notícia.

Cientistas apontam problemas na cobertura da imprensa sobre mudanças climáticas. Quem me conhece sabe que sempre critico a forma com que os jornalistas fazem a cobertura de ciências, de um modo geral. A impressão que tenho é que muitas vezes querem apenas noticiar curiosidades ou ‘fatos catastróticos’. Na verdade, o jornalista deveria informar a população. E porque não, ensinar alguma coisa? Afinal, adquirimos conhecimento geral também lendo reportagens.

– Casa flutuante vira estação móvel para ensinar preservação ambiental e para realizar pesquisas. Achei a ideia formidável. O investimento é da iniciativa privada. Veja aqui.

– A escolha da profissão é sempre um momento muito difícil para os adolescentes. Um dia eu escrevo aqui em detalhes e conto para vocês como cheguei até a Meteorologia. Por enquanto, vejam este teste do Guia do Estudante. Ele não pretende ser uma resposta a dúvida, mas pode ajudar a nortear a escolha.

Por que não dá para confiar no gás natural? Um ótimo post d’O Curupira.

– O Prof. Dulcídio escreveu um post breve e bastante esclarecedor sobre um projeto de reforma do Ensino Médio. Um dos pontos do projeto é agregar as disciplinas de Física, Química e Biologia num único bloco, que chamará Ciências da Natureza.