Tufão Tembin na costa de Taiwan

Embora hoje o destaque ainda continue sendo os baixos valores de umidade relativa do ar em diversas regiões do Brasil, eu vou dar uma pausa neste assunto e voltar a falar sobre tufões.

É temporada de tufões no Pacífico Leste, na costa da China, Taiwan, Filipinas, Indonésia, etc. Nas últimas semanas temos acompanhado diversas notícias sobre estes fenômenos. Comentamos sobre alguns tufões recentes aqui no Meteorópole: Saola, Damrey e Haikui (aqui e aqui). Também destacamos furacões, que são o mesmo fenômeno, no entanto furacão é o nome dado no Golfo do México e o Pacífico Oeste (costa dos EUA, México e outros países da América Central).

Agora vamos falar do tufão Tembin, que o serviço meteorológico filipino tem chamado de Igme.

Fonte: NASA

A imagem acima foi obtida pelo sensor MODIS do satélite Terra, da NASA. É uma imagem de 22/08/2012 as 02:20 UTC (5:20 a.m.  no horário de Brasília). No momento da imagem, a velocidade estimada dos ventos era de até 167km/h (90 nós). A velocidade de deslocamento do tufão era de 9,3km/h, com deslocamento para noroeste (NW). A imagem mostra o momento em que o tufão Tembin estava localizado na costa de Taiwan (330km de distância da costa, aproximadamente). O tufão deve atingir a costa taiwanesa amanhã e várias cidades da costa taiwanesa já estão em estado de alerta.

Fonte: NASA Hurricane Web Page