Usando a internet para aprender!



Uma das coisas que sempre advoguei, desde que comecei a acessar a internet no final da década de 90, é o uso da internet para fins educacionais e culturais. Atualmente não estou estudando em uma instituição de ensino, mas aprendo o tempo todo com a internet.

Hoje eu soube de dois links com video-aulas maravilhosas, de diversas instituições de ensino. Primeiro, a Priscilla Barreto me apresentou o fantástico VEDUCA. Nesse site,há aulas de universidades como USP, Yale, Berkeley, Stanford, etc. Esse link é das aulas relacionadas ao Meio Ambiente e Ciências da Terra, mas é possível encontrar aulas de outras áreas também. Veja aqui. Infelizmente as aulas que vi de instituições estrangeiras não são legendadas.

Depois o Kleber Rocha, um querido colega de profissão, divulgou esta notícia do Estadão. Trata-se de um site da USP apenas com cerca de 800 video-aulas de diversas áreas do conhecimento. A USP copiou o modelo de outras instituições, como o MIT. No site é possível assistir aulas completas de disciplinas inteiras sem pagar nada por isso. Certificados não são emitidos, mas é um complemento e tanto para o aprendizado.

Continuei lendo outras notícias do Estadão e acabei encontrando esta outra notícia, ensinando a obter conhecimento através de videoaulas de diversas instituições. Muitas vezes, a gente faz buscas no Youtube sobre um determinado conteúdo e acaba encontrando trechos fragmentados. Ou são tantas ocorrências que a gente não consegue filtrar a busca direito. Sendo assim, sites como estes que agrupam as video-aulas são muito importantes e facilitadores.

Estou divulgando porque,como disse a Priscilla Barreto quando compartilhou o site do Veduca: “esse tipo de informação tem que ser socializada. “