Violento Sistema de Tempestades no litoral da Bahia em 07/04/10

Eu estava fazendo uma pesquisa no Youtube quando encontrei o seguinte vídeo curtinho, de 24s:

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o atencioso Iuri Peixoto que compilou essas imagens:

Quanto à sua dúvida do primeiro vídeo, na verdade são imagens do satélite METEOSAT banda SPW 10.8, os topos mais frios apresentam-se na cor branca (-80°C).

Tem outros vídeos desse mesmo dia. Procure no meu canal do youtube

De acordo com a descrição do vídeo:

Seqüência de imagens de satélite do CPTEC que mostram o desenvolvimento de um violento sistema de tempestade no litoral da Bahia em 07/04/10.

Não consegui identificar o nome do satélite responsável por essas imagens apenas por esse vídeo. Imagino que trata-se de um dos satelites GOES, do canal infravermelho. As imagens foram realçadas por computador. As cores quentes indicam nuvens de pouco desenvolvimento vertical e as cores frias (tons de azul, roxo, lilás), indicam nuvens com maior desenvolvimento vertical (ou seja, possuem seus topos em alturas maiores, portanto são nuvens de topo frio). Repare que em aproximadamente 16s de vídeo vemos uma enorme mancha azul/lilás no litoral da Bahia, que certamente trata-se de uma enorme célula de tempestade (nuvens tipo Cb).

Fiz uma pesquisa e descobri que essa chuva foi terrível e castigou muitos municípios do sul da Bahia, conforme relata esta notícia, A chuva também castigou Salvador. Um cinegrafista amador filmou a chuva e colocou no Youtube. O vídeo abaixo data de 07/04/2010, mesma data das imagens de satélite:

Encontrei um destaque do G1 para a data. Na época, meu amigo e colega de profissão Vlamir Silva Júnior, destacou que uma frente fria que chegou até o Sul da Bahia organizou áreas de instabilidade, responsáveis pela chuva intensa. O ciclone extra-tropical que acompanhava a frente fria ficou bastante intenso e chegou a provocar ressacas em boa parte do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo na ocasião.

É um acontecimento de mais de 2 anos atrás que pode ser resgatado e analisado, graças a internet :).

UPDATE: Vejam esse outro vídeo impressionante, gravado por um cinegrafista amador em 07/04/2010. Ele conseguiu registrar raios e relâmpagos que ocorreram durante a tempestade:

Esse vídeo foi compartilhado pelo Tiago Gomes, em uma lista de discussão sobre Meteorologia do qual participo.