Cinegrafista filma tornado de fogo na Austrália e um pouco de história



Lembram quando falei aqui sobre o redemoinho de fogo que aconteceu em Araçatuba?

Essa semana, um cinegrafista filmou o mesmo fenômeno em Alice Springs, na Austrália. Veja abaixo:

Leia mais informações aqui.

Com o calor das chamas, a atmosfera local adquiriu rapidamente um forte gradiente de temperatura (uma forte variação de temperatura numa pequena distância), o que certamente favoreceu a formação deste fenômeno. Podemos dizer que trata-se de uma espécie de dustnado, embora não esteja carregando apenas poeira. Parte do material em combustão também foi carregado, o que ocasionou este interessante efeito de chamas em movimento.

A região de Alice Springs, na Australia, é muito quente e seca. Quando uma massa de ar frio surge depois de muito tempo nessas condições, normalmente ela provoca condições de instabilidade muito fortes, que favorecem o surgimento de tornados. Além disso, a seca prolongada favorece a propagação dos incêndios.

Uma das curiosidades que a notícia nos conta , é sobre um redemoinho de fogo que aconteceu em 1923 no Japão e que  que matou 38 mil pessoas em apenas 15min. Fiquei super intrigada e fui pesquisar  a respeito. A primeira referência sobre o assunto foi encontrada na Wikipedia. No dia 1 de setembro de 1923, um forte terremoto de intensidade 7.9 na escala MMS atingiu a prinicipal ilha japonesa (Ilha de Honshu). Esse terremoto devastou a cidade de Toquio.

Terremotos de grande magnitude podem muitos incêncios consecutivos, pois destroem sistemas de aquecimento e locais de incineração, por exemplo. Em 1 de setembro de 1923, um dos incêndios causados pelo terremoto no Japão encontrou condições atmosféricas para tornar-se um redemmoinho de fogo que engoliu o Rikugun Honjo Hifukusho, uma grande área aberta do centro de Tóquio. Em terremotos, as pessoas cosntumam encontrar refúgio em espaços abertos, para não serem atingidas por vigas ou outros materiais de construção que caem nos desabamentos.

Nessa área aberta, cerca de 38 mil pessoas estavam refugiadas. O redemoinho de fogo matou todas as pessoas do local instantaneamente. Leia mais aqui. Acho que esta foi a maior tragédia envolvendo um fenômeno natural do qual já tive conhecimento.

Estima-se que os incêncidos relacionados a este terremoto, além deste redemoinho de fogo, tenham persistido por mais dois dias. Mais de 140mil pessoas morreram em decorrência deste terremoto.

Terremotos não são objetos de estudo da Meteorologia. Cientistas das áreas de Geologia e Geofísica estudam este fenômeno. Mas reparem como uma de suas consequências (o incêndio) encontrou condições na atmosfera para transformar-se em um letal  ‘tornado de fogo’ ou ‘redemoinho de fogo’.