Dica do dia: Print Folders 1.3

O computador é uma importante ferramenta para muitos profissionais de diversas áreas. Os meteorologistas também utilizam diversos recursos proporcionados pela informática. Escrevemos nossos trabalhos, fazemos nossos programas, arquivamos nossos dados, processamos esses dados , fazemos a previsão do tempo e do clima, etc

Por essa razão, inauguro a seção Programação e informática, onde vou postar algumas dicas que descubro enquanto executo meu trabalho.  Na primeira postagem da seção, a dica será:

Como obter uma lista de arquivos no Windows?

No Linux isso é muito fácil, pois temos o comando ls. Algumas versões do Windows contam com o MS-DOS ‘embutido’. No MS-DOS, também existe um comando para fazer isso, se não me engano, é o comando dir. Mas essas coisas podem ser meio difíceis para alguns usuários, principalmente para usuários mais jovens dos sistemas operacionais da Microsoft e que não tem afinidade ou não conhecem o Linux.

Acabei descobrindo o Print Folders 1.3 . Encontrei este freeware para download aqui. Fiquei feliz e um pouco incrédula quando encontrei. Eu não imaginei que fosse funcionar. Instalei o programa sem nenhuma dificuldade. Durante o processo de instalação, não sugeriram a instalação de qualquer outro programa chato e irritante no navegador. Achei ótimo.

Após instalado, apenas executei o programa e a seguinte tela apareceu:

Não é super fácil? Basta selecionar se você vai querer listar o conteúdo dos subdiretórios ou não, se vai querer todos os caminhos, se vai querer separá-los por nome, extensão, tipo ou data e  deve-se especificar o caminho do arquivo de saída, que vai conter a listagem.

Recomendado!