Novas estações meteorológicas no Amazonas

O Ministério da Defesa divulgou esta semana que a Floresta Amazônica irá abrigar onze novas Estações Meteorológicas de Superfície, que serão coordenadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

Estes equipamentos têm o intuito de coletar e processar dados relacionados com o clima local e irão avaliar com maior precisão aspectos como temperatura, radiação solar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e velocidade e direção do vento.
Estes espaços também serão utilizados pelas forças aéreas brasileiras, com o objetivo de utilizar os bancos de dados colhidos para intensificar os serviços de meteorologia aeronáutica e de navegação aérea.
As estações serão distribuídas por diversos estados, com quatro estações no Amazonas, duas em Roraima e outras cinco entre os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins.

Fonte: Ministério da Defesa

Quer entender a influência do clima no mundo? Então vai adorar o livro Climatologia Fácil, que explica diversos fenômenos climáticos e como eles estão relacionados com vôos de asa delta, El Niño, e outras coisas. Para comprar, é só clicar aqui.


P.S.: Este é um post publicitário.