O calor e a meteorologista: dicas de saúde que encontrei para me ajudar



Além das condições meteorológicas interferirem na saúde, fato que é estudado pela biometeorologia e por profissionais de saúde, acho que todo mundo tem um ‘tempo favorito’. Eu gosto de dias nublados e com temperaturas máximas que não ultrapassem os 23°C. Eu detesto calor.  Moro em São Paulo-SP então vocês podem imaginar como tenho me sentido nos últimos dias: céu completamente limpo e máximas que tranquilamente ultrapassaram os 32°C. E hoje não vai ser diferente não. As previsões falam em máximas de 35°C! Por volta das 7h, a temperatura era 24,4°C! Por volta das 7h da manhã de ontem, a temperatura era 19,5°C.

Eu fico extremamente cansada e não consigo me concentrar em meu trabalho adequadamente. Parece que meu corpo inteiro fica doendo. Apesar de beber os 2l de água recomendados pelos médicos, sempre acabo com dor de cabeça no final do dia. Me sinto cansada e frustrada por não conseguir desempenhar minhas atividades do jeito que gostaria. Pessoas que precisam trabalhar ao ar livre, na distribuição de panfletos por exemplo, sofrem ainda mais.

Para as pessoas que trabalham ao ar livre, proteger-se do Sol é fundamental.  Usar boné e camiseta de algodão de manga comprida é essencial, pois além dos raios solares não atingirem a pele, a camiseta de manga comprida ajuda o corpo a manter a umidade. O uso de um bloqueador solar é importantíssimo, pois ajudar a evitar o câncer de pele e minimiza o envelhecimento cutâneo. Como transpiramos muito no calor, devemos repor a água perdida, por isso mantenha uma garrafinha de água sempre ao lado.

Eu estava procurando umas dicas para me  ajudar a conviver da melhor maneira possível com o calor. Encontrei algumas reportagens. Veja os links abaixo:

Em tempo seco e quente, é preciso redobrar os cuidados com a saúde;

Dicas de alimentação: além de hidratar o corpo com bastante água, os  médicos recomendam o consumo de alimentos leves e de fácil digestão;

Dicas de saúde no tempo seco;

Dicas para cuidar da saúde no tempo seco;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como proteger a saúde do ar seco;

10 dicas para cuidar da pele no tempo seco;

Tempo seco: veja dicas para salvar sua pele.

Lembrando que falei aqui sobre a baixa umidade relativa e a saúde.