Recordes de granizo!

Ainda está seco na maior parte do Brasil mas em breve a estação chuvosa vai começar. Em algumas situações, a nuvem Cumulonimbus é tão profunda que atinge topos com temperaturas inferiores a -50°C. Esse é o ambienta favorável para a formação de granizo.

Pensando em tudo isso, me fiz uma pergunta: qual foi o maior granizo registrado? A gente está acostumado com aquelas ‘pequenas pedrinhas’, muito comuns nos meses de janeiro e fevereiro (os meses mais quentes na maior parte do país). Nos meses mais quentes, as nuvens se desenvolvem verticalmente com mais intensidade (ou seja, elas atingem topos mais altos e com temperaturas menores), favorecendo a formação de granizo. Normalmente essas ‘pequenas pedrinhas de gelo’ tem diâmetro de 1cm na média. São bem pequenininhas.

Atenção, atenção! eu já ouvi algumas pessoas confundirem as palavras granizo e granito. Granizo é esse material de precipitação que estamos nos referindo neste post. E granito é um tipo de rocha ígnea, muito utilizada para fazer pias de cozinha.

Fazendo algumas pesquisas, descobr que há 3 categorias de recordes de granizo: maior diâmetro, maior circunferência e maior massa.

Na categoria maior massa, o maior granizo registrado tinha 1kg!!! Gente, imaginem algo do tamanho de um saco de feijão caindo dos céus. Ele foi registrado em  Bangladesh, no dia 14 de abril de 1986.

O granizo com maior diâmetro oficialmente medido ocorreu no estado de Dakota do Sul, nos Estados Unidos em 23 de julho de 2010. Diâmetro medido: 20 cm e circunferência de 47,3cm.

Eu imagino que deva ser complicado medir o diâmetro de um granizo, já que ele não é exatamente esférico. É apenas uma aproximação, na verdade o granizo é irregular. Na minha opinião, medir a circunferência aproximada dele (que na verdade significa envolver o granizo com uma fita métrica e medir toda a sua volta) é melhor.

E em termos de maior circunferência, o maior granizo oficialmente medido tinha 47,6cm de circunferência. Ele caiu em Aurora, Nebraska, E.U.A em 22 de junho de 2003. O diâmetro dele era de 18cm. A parte mais legal: encontrei uma fotografia deste granizo recorde:

Granizo com maior circunferência medida, em Aurora, Nebraska com 47,6cm de circunferência e 22/06/2003. Reparem que ele não é esérico, é todo irregular. Os cristais de gelo vão agregando entre si no interior da nuvem, dando esta forma irregular.Fonte: Wikimedia Commons

Fontes:

List of weather records, Wikipedia

Largest hailstone in U.S. History, Nat. Geo.

Record Setting Hail Event in Vivian, South Dakota on July 23, 2010