Seria o início da estação chuvosa?

Fortes tempestades de granizo atingiram as vizinhanças de San Juan, na Argentina, durante o dia 18 (ontem). Veja uma das fotos:

Se voltarmos um pouquinho no tempo, no domingo (16/09), tivemos granizo do tamanho de bolas de tênis a oeste da província de Buenos Aires (informações daqui e daqui):

Um ciclone extratropical está atuando no sul da América do Sul há alguns dias. Os ciclones organizam áreas de instabilidade que provocam temporais.  Então ontem (18/09) a chuva chegou ao Rio Grande do Sul:

Fonte da imagem.

Com direito a enchente e outros transtornos:

Fonte: Emílio Pedroso/Agência RBS/AE

Lembrando que os vendavais associados a este ciclone tropical também foram destaque na imprensa. Vendaval e granizo deixaram feridos no Rio Grande do Sul.

A grande expectativa era que essas áreas de instabilidade chegassem na Região Sudeste e acabassem com o sufoco dos moradores dessa região. Em São Paulo-SP, não chovia há 61 dias (chuva superior a 1,0mm), de acordo com a Estação Meteorológica do IAG-USP. Uma imagem do satélite GOES-12, da manhã de hoje (por volta das 8:15 do horário de Brasília) mostra nuvens de chuva muito carregadas avançando por Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e pelo Paraguai. As nuvens carregadas são as marcadas em vermelho/laranja na figura abaixo. Essa coloração indica que o topo dessas nuvens possui baixas temperaturas, indicando nuvens profundas de convecção intensa. A imagem foi obtida da página da Climatempo.

A expectativa era que essa chuva chegasse até o Sudeste, como eu disse. E quem sabe, essa área de instabilidade pode chegar no sul da Região Nordeste nos próximos dias!

Então hoje de manhã fotografei um halo. Um halo é um fenômeno óptico causado pela refração da luz solar, refração esta feito por muitos cristais de gelo presentes em nuvens muito altas (nuvens tipo Cirrostratus). Essas nuvens sempre estão adiante de uma frente fria.

Fotografei esse halo hoje, por volta das 10h da manhã. Então enquanto estava chovendo em Santa Catarina e Paraná, esse halo lindo estava no céu de São Paulo.

Nuvens ao longo de uma frente fria. Reparem que a área com ar quente (São Paulo-SP, no nosso caso) possui nuvens tipo Cs (Cirrostratus) no céu. Fonte: adaptado de Thomson Higher Education

Existe um versinho em inglês que diz “A ring around the sun or moon brings rain or snow upon you soon” e que quer dizer “Um anel em torno do Sol ou da Lua traz chuva ou neve em seguida”. O halo indica mudança no tempo nas próximas 12h-48h. E posso dizer, nesse momento, que já choveu um pouquinho em São Paulo-SP. E as previsões são animadoras. Teremos chuvas nos próximos dias.

A estação chuvosa normalmente começa em setembro/outubro. Por isso qualquer chuva mais forte nesta época do ano, ainda mais depois de um período tão longo de seca, é animador. Encaro como um recomeço, o verdadeiro início do ano.

Climograma de São Paulo. Dados da Estação Meteorológica do IAG-USP