A chegada de Sandy na costa leste americana

Essa imagem mostra a chegada do furacão Sandy na costa do estado americano de Nova Jersey. Esse grande aglomerado de nuvens mostram o que sobrou deste furacão, que chegou na costa de Nova Jersey no início da noite de ontem (29 de outubro). Os ventos associados ao furacão eram de cerca de 140km/h no momento de sua chegada na costa. O nível do mar subiu cerca de 3,8m, de acordo com os registradores da cidade de Kings Point, em Nova York. Além da maré barométrica associada ao furacão, também é época de Lua Cheia, fenômeno que causa maré ciclicamente. Sendo assim, muitas enchentes foram registradas em diversas cidades do Estado de Nova Jersey e do Estado de Nova York.

A imagem dessa postagem foi obtida pelo satélite Suomi NPP por volta das 7h35min (horário de Greenwich, aproximadamente 3h35min do horário do local e aproximadamente 4h45min no horário de Brasília, sem considerar o horário brasileiro de verão) do dia 30 de outubro (hoje!). Essa é uma imagem do sensor infra-vermelho do satélite mencionado, que possibilita que imagens durante a noite e a madrugada, como é o caso desta, sejam obtidas. A imagem mostra uma enorme quantidade de nuvens na área de Nova Jersey.

O furacão Sandy foi responsável por 17 mortes. Diversas áreas de Nova Jersey e de Nova York ficaram sem eletricidade. O serviço transporte público foi interrompido e o metrô de Nova York ficou fechado e vedado para evitar que a água das enchentes entrasse nos túneis.

Fonte: Earth Observatory -NASA