Organizando suas referências bibliográficas – Kbibtex

A dica de hoje é para usuários do Linux, especificamente para os usuários de minha distribuição favorita, o Ubuntu.

Instalei um programa através do Synaptic Package Manager chamado kbibtex. A instalação foi muito tranquila, sem problema algum e o programa ficou com atalho em Applications > Office.

O que eo KbibTex faz? Muitas coisas, mas vou contar aqui como eu uso. Sabe quando você acha um artigo legal no Google Scholar e quer citá-lo adequadamente mas está com preguiça de digitar tudo da maneira padronizada? Sou péssima para explicar sem exemplos, vamos lá:

– Encontrei esse artigo, pelo Google Scholar. Baixei sua citação no formato Reference Manager;

– Abro o KbibTex. Em seguida vou em File > Open  e seleciono o arquivo baixado .  A referência do artigo aparecerá na lista seguinte. Quando clico na lista, a citação completa aparece:

 

A maioria dos sites das revistas e periódicos possuem essa opção de baixar a citação. Na minha opinião, essa é a tendência agora. Provavelmente muito em breve toda revista possuirá essa funcionalidade.

Lembrando que uso o KbibTex muito pouco e há pouco tempo É um programa com várias possibilidades legais, principalmente para usuários de LaTeX. Ainda não explorei tudo.

Ah sim, eu uso muito para obter referências de livros por exemplo. E o Google Books é um grande aliado nisso. Gosto muito deste livro, por exemplo. Recentemente precisei citá-lo em um texto e fiz uma busca de seu título no Google Books. No final da página, há as Informações Bibliográficas sobre o volume:

 

Clico em RefMan e baixo um arquivo com extensão .ris (Reference Manager). Com o mesmo procedimento feito para o artigo, uso o KBibTex e tenho a referência completa:

 

Facilita bastante a vida dos escritores e pesquisadores, não? E aconselho os estudantes, principalmente àqueles que já estão no Fundamental II ou no Ensino Médio a usarem este mesmo programa, para assim acostumarem-se com a maneira mais profissional de citar uma publicação.