Carro encoberto por neve em Great Falls, Montana.



Olha o que a neve fez na localidade de Great Falls, no Estado americano de Montana.


Exibir mapa ampliado

A foto foi tirada ontem, por volta das 14h45min do horário local (aproximadamente 11h45min no horário de Brasília). O frio continua atingindo boa parte dos Estados do norte dos Estados Unidos.  A localidade da fotografia, Great Falls, registrava temperatura de -7°C agora há pouco (10h da manhã no horário do local). Com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte, esse cenário vai ficar cada vez mais comum.  Aqui no Brasil, a maioria da população não tem  ideia do que seja um frio tão intenso, com grandes nevascas e os problemas que elas trazem. Normalmente as pessoas acreditam que neve é algo muito interessante e divertido, já que é algo ‘exótico’.

Turistas europeus, americanos e canadenses tem essa mesma opinião exótica sobre o nosso verão com temperaturas super elevadas. No entanto, sabemos que o calor intenso pode ser extremamente desconfortável. O calor é ótimo para o lazer, atividades aquáticas e temporadas em cidades litorâneas. No entanto, trabalhar e estudar em um dia de calor pode ser muito difícil. Além disso,deve haver uma maior preocupação com a fotoproteção.

Mas não se enganem: os problemas provocados pelo frio são muito maiores que os problemas provocados pelo calor. Segunda-feira passada assisti uma palestra da geógrafa portuguesa Paula Santana e ela apresentou estatísticas que mostram que as pessoas morrem mais de frio do que de calor em Portugal. O frio provoca muitas vítimas, essa palestra que mencionei foi apenas um exemplo recente de algo que vi. Até em São Paulo, onde as temperaturas mínimas dificilmente ficam inferiores a 5°C, o frio também é responsável por uma série de doenças e até pelo óbito de pessoas muito pobres e  moradores de rua. Por essa razão, todos os anos são realizadas Campanhas do Agasalho.