Chuvas no Distrito Federal

Várias localidades do Brasil estão tendo tempestades de verão que muitas vezes causam enormes prejuízos. É a velha falta de preparo de nossas cidades!

Acabo mencionando mais a cidade de São Paulo por tratar-se da cidade de onde vivo e onde obtenho dados com mais facilidade, mas preciso mencionar aqui que a chuva causa prejuízos em problemas em diversas localidades brasileiras.

Nessa época do ano é muito comum que uma enorme zona de convergência de umidade se forme. Trata-se dos ventos vindos do sul, que normalmente são frios e muitas vezes úmidos, somados aos ventos vindos de norte (mais especificamente Noroeste) que são quentes e úmidos também, a umidade vida da Amazônia, muito mencionada nos noticiários.

Dessa forma, temos uma configuração que será muitas vezes repetida até o final da estação chuvosa. Os mapas de previsão de precipitação e até mesmo as imagens de satélite mostram uma faixa de nebulosidade cruzando o país. Temos  tempestades e chuvas ao longo de toda esta região:

Previsão do modelo ETA para 22/11/2012 00UTC (quinta-feira) com análise iniciada no dia 21/11/2012 00UTC . Essa previsão é um exemplo dessa configuração da zona de convergência de umidade. As cores indicam os totais de chuva. Fonte: CPTEC-INPE

No post anterior, mencionei a chuva que caiu em São Paulo-SP no feriado da Consciência Negra. No entanto, a chuva caiu também em outras regiões do país. Na nossa capital, o trânsito do dia 19/novembro ficou caótico com a chuva. O feriado foi bastante chuvoso, com diversos pontos de alagamento e pessoas isoladas em suas casas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuvas de novembro no Distrito Federal já superou em 49% a média climatológica. E ainda faltam 9 dias para o mês acabar!

Essa época de chuvas gera muito material para publicar aqui no Meteorópole. Como faço o site sozinha (e com a colaboração de amigos e leitores, que me mandam links), é muito provável que eu deixe de comentar alguma notícia. Por isso já peço desculpas antecipadamente. Vou tentar reservar pelo menos 1 dia por semana para fazer um apanhado geral das notícias, assim consigo concentrar a informação e agradar todo mundo.